acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Superintendência do Ministério da Saúde no RN renova orientações para seus servidores de prevenção à COVID-19

Para o público externo o atendimento presencial continua suspenso na SEMS/RN, enquanto perdurar o estado de emergência por conta da pandemia

A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (SEMS/RN) atendendo ao Ofício Circular nº 79/2020/SE/GAB/SE/MS, divulgado na terça-feira (09), reforçou e renovou as orientações para a prevenção da COVID-19 nas unidades do Ministério da Saúde e vinculadas, com o objetivo de minimizar o potencial de transmissão nos ambientes laborais e preservar a saúde dos trabalhadores, e para a adoção de medidas de manejo de casos suspeitos e confirmados da doença entre trabalhadores em regime de trabalho presencial.

Reforçando o que dispõem medidas decretadas em vigor, cada trabalhador é responsável pelo armazenamento e descarte adequado de suas máscaras de proteção facial, bem como manutenção e higienização das mesmas, considerando o período máximo de uso de 3 horas e trocar sempre que estiver úmida ou suja. Não retirar a máscara ao tossir ou espirrar e se por algum motivo não estiver usando-a, no momento, é necessário cobrir o nariz e boca com lenço de papel e descartá-los adequadamente em lixeiras com tampas de acionamento não manual. Na indisponibilidade dos lenços, cobrir com a parte interna do cotovelo, nunca com as mãos.

Além das medidas de proteção contra o vírus - já publicadas - para os profissionais que estão trabalhando presencialmente, como: lavar as mãos com frequência; evitar tocar a boca, nariz e olhos; higienizar diariamente sua estação de trabalho com solução alcoólica 70%; Não compartilhar objetos de uso pessoal, como aparelhos celular, telefone fixo, computador, máscaras, copos, entre outros; evitar aglomeração e priorizar o uso de escadas; e medidas publicadas em relação aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19.

Como forma preventiva, também poderão ser utilizados mecanismos para a identificação de casos suspeitos, entre os quais, processos de triagem na entrada da unidade, antes de os trabalhadores iniciarem suas atividades, tais como aferição da temperatura, aplicação de questionários, por meio físico ou eletrônico para detecção de casos suspeitos.

Outras informações mais detalhadas estão disponíveis no documento oficial, e encaminhado por e-mail para que servidores e colaboradores da SEMS/RN tenham acesso às medidas adotadas.

Atendimento suspenso

Para o público externo, o atendimento presencial continua suspenso na SEMS/RN, em Natal, na Av. Lima e Silva nº 1359, enquanto perdurar o estado de emergência por conta da pandemia do novo coronavírus, funcionando apenas através de endereços eletrônicos, conforme disponibilizados no cartaz.

Por Nucom MS/RN

Imagens relacionadas à divulgação/Maria Beatriz Araújo

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template