acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Mais uma pesquisa sobre estudos da Covid-19 começa neste domingo no RN

Terceira fase da pesquisa do IBOPE com a população para estudos sobre a Covid-19, nos dias 21, 22 e 23 de junho em Natal, Caicó e Mossoró no RN

A terceira etapa da pesquisa em campo “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional” vai começar neste domingo (21), e segue nos dias 22 e 23, podendo se estender até a quarta-feira, dia 24 de junho, nas cidades escolhidas no Rio Grande do Norte: Natal, Mossoró e Caicó. Como nas duas etapas anteriores, será aplicado um questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas da Covid-19 nos últimos 30 dias e haverá a realização de teste sanguíneo rápido por punção digital. A primeira fase da coleta aconteceu em maio e a segunda no início deste mês.

O trabalho em campo é realizado por pesquisadores do IBOPE - Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul, em parceria com o Ministério da Saúde que apoia financeiramente a realização da pesquisa, cujos resultados serão utilizados para auxiliar na tomada de decisão, na definição de estratégias para diminuir a disseminação do novo coronavírus, na estimativa de recursos hospitalares necessários ao enfrentamento da pandemia em articulação com os gestores estaduais e municipais de saúde.

No ato da pesquisa, todos os indivíduos selecionados para a amostra do inquérito populacional serão informados sobre os objetivos do estudo, riscos e vantagens. Se houver qualquer desconforto, o participante poderá desistir a qualquer momento. O material e as informações só serão coletados após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. As pessoas testadas em campo terão um número de telefone celular registrado para que possam receber informação sobre o resultado do teste. Os casos positivos serão informados às respectivas Secretarias de Saúde dos municípios pesquisados para as providências necessárias.

Para reforçar a necessidade de ampla divulgação nos 133 municípios brasileiros em que a pesquisa está sendo realizada, informando sobre a relevância do estudo e combatendo a circulação de notícias falsas, o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), conta com o apoio de todas as Superintendências Estaduais do Ministério da Saúde (SEMS) para articular com as Secretarias Estaduais de Saúde e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, na perspectiva de possibilitar a execução da pesquisa, primando pela aceitação da população e pela segurança dos entrevistadores.

Contatos

Para esclarecimentos de dúvidas, a SAPS solicita entrar em contato com a assessoria técnica do Departamento de Saúde da Família, pelo telefone (61) 3315-9044 ou pelo e-mail: desf@saude.gov.br. O contato também pode ser feito com a coordenação da pesquisa em campo, em SP, pelos telefones: (11) 3069-9502, 3335-8610, 3315-8583, 3315-8606, 3315.8610, bem como pelo 0800.8005000, ou via e-mails: pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com e pesquisa.covid-19@ufpel.edu.br.

Nucom MS/RN

Foto reproduzida da internet

©2020 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template