acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Ministério da Saúde atualiza Caderneta da Criança com nova versão para a inclusão de dados

Com a nova caderneta será possível registrar informações relacionadas às demais políticas sociais, como as de educação e assistência social, e quem já possui nas versões anteriores não haverá necessidade de substituir pela nova edição

A Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Departamento de Ações Programáticas e  Estratégicas, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde (COCAM/DAPES/SAPS/MS) fez atualizações na antiga Caderneta de Saúde da Criança. A nova versão do instrumento, que visa acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança, traz a inclusão de dados intersetoriais e passou a ser denominada de Caderneta da Criança (CC).

A partir dessa mudança, será possível realizar o registro de informações relacionadas às demais políticas sociais, como de educação e assistência social. O objetivo é integrar as informações entre as diversas políticas públicas que cuidam do bem-estar da criança e das famílias, de modo a oferecer um instrumento de coordenação do cuidado.

A CC possibilita o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança, incluindo os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor, afetivo e cognitivo/linguagem. Permite, ainda, o registro de vacinas, a inserção de informações sobre aleitamento materno (e doação de leite materno), de alimentação complementar saudável, de prevenção de acidentes e educação sem uso de castigos físicos. O registro de consultas de rotina e gráficos de crescimento ajustados para o seguimento de nascidos prematuros também poderá ser feito no instrumento.

A oferta da caderneta continuará sendo feita de forma gratuita para todas as maternidades públicas e privadas do território nacional, conforme estabelece a Portaria GM nº 1058/2005. Até janeiro de 2020, o Ministério da Saúde distribuirá um quantitativo de 3.300.726 Cadernetas da Criança para todas as unidades federativas do país e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Para quem já possui a CC em suas versões anteriores, não haverá necessidade de substituição pela nova edição que está sendo distribuída. Ao concluir a distribuição dessa remessa do material, o Ministério da Saúde realizará ampla divulgação da nova versão do instrumento em todos os seus canais oficiais. 
Fonte: Informativo da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS)

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template