acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Ação do Outubro Rosa atenderá cerca de 400 mulheres do interior do RN


Evento ocorre todo ano em alusão ao mês dedicado à prevenção ao câncer de mama

Referência em saúde da Mulher no Estado do Rio Grande do Norte, a Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) realizará, no dia 22 de outubro, um mutirão de prevenção do câncer de mama. A ação pretende intensificar na sociedade a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

A expectativa é de atender pacientes de diversas cidades do interior do estado. A estimativa é de 250 atendimentos no período matutino, e outras 150 no turno vespertino. Os municípios confirmados são: Jardim do Seridó, Florânia, Jucurutu, São Tomé, Acarí, Pendências, São José do Seridó, Macau e Alto do Rodrigues.

O mutirão de consultas e de exames será destinado para mulheres a partir dos 40 anos, serão disponibilizadas 400 consultas de mamas, além de exames de mamografia e utrassonografia para as mulheres atendidas no consultório e que tiverem a recomendação médica para a realização dos exames.

No dia do mutirão, todas as pacientes precisam ter em mãos os documentos pessoais originais: RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de endereço, além de exames anteriores de mamografia e ultrassonografia mamária, se já realizado, assim como resultados de punções e biopsias mamárias.

Além do mutirão de exames, durante todo o mês de Outubro, são realizadas ações educativas de conscientização, sensibilização e informação em saúde sobre as principais estratégias de identificação do câncer de mama e na orientação das mulheres sobre o autocuidado. O mutirão de mamografias é realizado todos os anos pela maternidade, no mês dedicado a luta contra o câncer de mama, uma forma de sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta doença.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

A MEJC faz parte da rede hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados às universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a rede hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
João Pedrosa
Relações Públicas
Unidade de Desenvolvimento de Pessoas
Foto relacionada à divulgação

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template