acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Dia Mundial do Suicídio terá audiência pública no RN com participação do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas


Nesta terça-feira(10), dia mundial de prevenção ao suicídio, a Assembleia Legislativa do RN promove audiência pública sobre "Prevenção ao Suicídio e Política sobre Drogas no Brasil e no RN", às 14h, no auditório Cortez Pereira.

O evento contará com a presença do Dr. Quirino Cordeiro, secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania. ações relacionadas a prevenção, cuidados, tratamento e reinserção social de pessoas com dependência química. A Audiência foi proposta pelo deputado estadual Hermano Morais, através do Núcleo de Estudos e Debates da Assembleia.

Na oportunidade, serão discutidas por representantes de diversas entidades ligadas a temáticas, ações relacionadas a prevenção, cuidados, tratamento de pessoas com risco de suicídio e de pessoas com dependência química.

DIA MUNDIAL DO SUICÍDIO | SETEMBRO AMARELO

Este dia foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção estratégias pelos governos dos países. Todos os anos morrem um milhão de pessoas por suicídio no mundo, algo em torno de 1 morte a cada 40 segundos.

Para a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. Com base nos crescentes números, programas de prevenção ao suicídio foram criados em todo o mundo através da Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio (IASP). No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) realizam durante todo o mês o Setembro Amarelo, com atividades em vários estados que estimulam divulgações sobre a causa.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e estima-se que dez a vinte milhões de pessoas tentarão se suicidar nos próximos anos, de acordo com a OMS. Com base nisso, a organização criou o Plano de Ação de Saúde Mental com a meta de reduzir em 10% a taxa de suicídios até 2020. O Ministério da Saúde também possui a cartilha Diretrizes Nacionais de Prevenção, um manual com dados e orientações destinado aos profissionais de saúde para direcionar o atendimento em casos de indícios suicidas.
Assessoria de comunicação
Elys Rocha Telefone: (84) 3026-4850
Imagem relacionada à divulgação

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template