acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Jornalista premiado em 1987 pela Fenaj morre em Natal; Cortez recebeu outros prêmios


Foi com muita tristeza que recebemos a informação do falecimento do jornalista e escritor Luiz Gonzaga Cortez, na manhã desta segunda-feira (19), em Natal. Luiz Gonzaga Cortez Gomes de Melo além servidor público aposentado, era jornalista diplomado e sindicalizado, foi pesquisador e escritor, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN). Na imprensa, atuou nos principais jornais da capital, como Diário de Natal e Dois Pontos (já extintos) e na Tribuna do Norte. Na Polícia Rodoviária Federal exerceu o cargo de inspetor assessor de comunicação do órgão no RN, em meados dos anos 1990.

Ainda estudante na década de 1960, época do regime militar no país (1964-1985), Luiz Gonzaga Cortez foi intimado pelos militares, em Natal, com um grupo de alunos da então ETFRN, atualmente IFRN. Anos depois, como jornalista e pesquisador, recebeu prêmios com publicações que abordavam temas sobre Integralismo e o movimento estudantil na ditadura.

De uma série de reportagens publicadas no Diário de Natal, em 1985 e também na revista Flagrantes, em 1987, Luiz Gonzaga Cortez ganhou um prêmio promovido pela FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas, em 1987, cuja premiação também foi incluída uma outra reportagem na mesma revista, com o título de “Luis Maranhão, mártir do povo”.

Em dezembro de 2015, Cortez publicou o livro “O Comunismo e as Lutas Políticas do RN na Década de 30”, edição da Sebo Vermelho, reunindo essas reportagens premiadas.

Cortez recebeu outros prêmios em sua carreira de jornalista, pesquisador e escritor, como por três vezes consecutivas, 1984, 86 e 1992, do concurso de reportagens Elias Souto, da Fundação José Augusto, com as reportagens “A Pequena História do Integralismo do RN”.

Também é autor dos livros “Câmara Cascudo, jornalista Integralista” (de 1995), e “A Revolta Comunista de 1935 em Natal” (de 2000). Sua última publicação se deu no ano passado, com a reedição do livro “Pequena História do Integralismo no RN”, pela Sebo Vermelho, em março de 2018, revista e ampliada, após a 1ª edição pela Fundação José Augusto.

Enfermidade  

Segundo familiares, Cortez estava com problemas de saúde desde março deste ano, acometido de uma pneumonia, porém em junho, exames médicos revelaram que ele sofria de câncer linfático, se agravando com quadro de baixa imunidade, ultimamente.

O velório aconteceu no Morada da Paz da rua São José, em Lagoa Seca, com missa de corpo presente às 16h, em seguida seguiu em cortejo para o Cemitério Morada da Paz, na zona norte da capital, comandado pela Policia Rodoviária Federal, da qual Cortez era servidor aposentado.


Luiz Gonzaga Cortez deixa a mulher, duas filhas e um filho e cinco netos. Que Deus conforte a família enlutada e o receba em paz, na luz e misericórdia eterna!

A nota de pesar do Sindicato dos Jornalistas do RN

NOTA SINDJORN

A Diretoria do SINDJORN lamenta o falecimento do jornalista Luiz Gonzaga Cortez Gomes de Melo, na manhã desta seguna-feira(19), em Natal. Gonzaga, como era chamado, foi um profissional muito competente,  atuando nos principais jornais da capital Potiguar, tendo recebido diversos prêmios de jornalismo.

Gonzaga, era sócio fundador do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RN, ocupando a numeração 66, natural de Natal, completou no último mês de maio, 70 anos. 

Ao lamentar a perda do jornalista, o SINDJORN se solidariza com seus amigos, familiares e ex-colegas de trabalho.

Diretoria do SINDJORN

Abaixo, links relacionados ao jornalista Luiz Gonzaga Cortez:




- Confira aqui mais busca em Assessorn.com de postagens com Cortez
- Cortez mantinha um blog com atualização de postagens do bairro onde residia com a família e artigos de sua autoria, o Candelária e a Sua Realidade.
Fotos reproduzidas da postagem com Fagner
©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN 


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template