acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Terapia ocupacional rende frutos no Espaço Mães Acompanhantes da Maternidade Januário Cicco


Atividades são voltadas para o equilíbrio emocional e aquisição de novas habilidades

O Espaço Mães Acompanhantes da Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), filial da Rede Ebserh, é um local onde as mães que acompanham seus filhos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), podem descansar e realizar atividades diversas. O serviço de Terapia Ocupacional da instituição realiza ações no espaço objetivando relaxar, tranquilizar e ensinar novas habilidades a fim de desenvolver algum ofício.

O espaço passou por uma reforma recente e, hoje, a equipe multiprofissional consegue realizar as atividades no mesmo ambiente, otimizando o tempo e a participação de todas, uma vez que não há necessidade de deslocamento. O local conta com sala de convivência, copa, banheiro e três cômodos onde estão dispostos os doze dormitórios.

Uma das mães que abraçou a proposta do serviço, Suelânia Rodrigues, 28 anos, alojada no espaço desde janeiro, passou a desenvolver uma nova ocupação. Suelânia aprendeu a confeccionar sapatos específicos para recém-nascidos e desde a conclusão do primeiro par, não parou mais de fazer. “As meninas viam os meus sapatos e perguntavam se eu vendia, mas eu só fazia para minha menina. Eu me interessei em vender, mas eu não sabia nem o quanto valia”, afirma.

“A terapeuta me mostrou um sapatinho e eu achei muito bonito e tentei fazer. Deu certo e a partir daí tentei fazer novos modelos. Eu não tenho tempo para sair para comprar um sapato para minha filha, não me dou esse luxo. Agora eu tenho uma nova renda”, completa.

A Terapeuta Ocupacional, Milla Galvão, aponta para como é desenvolvido o trabalho dos profissionais no espaço. “As atividades que propomos no espaço têm o objetivo de melhorar o estado de humor das mães, favorecer potencialidades, criatividades e, neste caso específico, desenvolver na mãe acompanhante a prática de um ofício rentável. É bem gratificante ver o envolvimento em algo que não é só a preocupação com o filho que está na UTI”, conta.
João Pedrosa
Relações Públicas
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template