acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Luto na imprensa do RN com a morte do jornalista Bira Macedo


Bira Macedo, Birinha, era assim que os colegas jornalistas o chamavam. Raimundo Ubirajara Macedo faleceu nesta quinta-feira (4), em Natal, aos 99 anos. Nasceu dia 1º de março de 1920, em Macaíba. Bira já enfrentava problemas de saúde há certo tempo, embora retornasse revigorado para o convivo ao lado da mulher Lourdinha e dos amigos. Não tenho certeza se ele ainda residia no Edifício Rio-Mar, aquele enfrente ao antigo prédio do Diário de Natal, na ladeira da Rádio Poti. A última vez que obtive notícia de sua saúde foi através da jornalista Thais Marques, que sempre esteve perto dele. Foi antes dessa cirurgia que ele submeteu no mês passado e veio a falecer hoje.

Bira atuou na chamada grande imprensa e foi um defensor das lutas em defesa da categoria nas redações. Na criação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sindjorn), há 40 anos (1979), ele foi o quarto a ser registrado. Também esteve à frente na fundação da Cooperativa dos Jornalistas de Natal (Coorjornat). Nos Anos de 1960 foi preso pelo regime militar como subversivo, para depois escrever o livro “E Lá Fora se Falava em Liberdade”.

Outra luta que empunhou foi em defesa da boa música, resultando na publicação do livro sobre a criação do Clambom, o Clube dos Amantes da Boa Música, no início dos Anos 1990, em Natal. Nessa época fui convidado a participar e, posteriormente, eleito com a diretoria do clube para a assessoria de imprensa do Clambom.
    
Seu último livro, “A Saga de Joaquina – do Ateísmo ao Cristianismo”, que relata a trajetória de uma prostituta que sai de uma cidade do interior do RN nas mãos de um capitão europeu para chegar à cidade espanhola de Barcelona.
     
Que Deus o receba na infinitude do tempo e descanse em paz!

O sepultamento será nesta sexta-feira (5), às 14hs, no Cemitério de Emaús. O velório está sendo no Morada da Paz da rua São José, em Lagoa Seca.
Foto reproduzida/divulgação
 ©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template