acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 18 de abril de 2019

É possível encontrar Deus em um buraco negro?

Por Vatican News

O Papa Francisco recebeu, em audiência no Vaticano, dois premiados com o Nobel da Física: o professor Gérard Mourou e a professora Donna Strickland. O encontro acontece na semana em que o mundo viu, pela primeira vez, a prova concreta de que um buraco negro é mais do que apenas um conceito teórico.

Em artigo do jornal vaticano L’Osservatore Romano, o questionamento: é possível encontrar Deus em um buraco negro? Então, se Santo Inácio de Loyola tinha razão em nos convidar a “encontrar Deus em todas as coisas”, o buraco negro agora certamente tem os requisitos certos para fazer parte daquela lista.

Graças à imagem produzida e divulgada nestes dias pelo consórcio “Event Horizon Telescope” de uma foto detalhada de um buraco negro, bem ao centro da galáxia M87, o jesuíta e diretor do Observatório do Vaticano, Guy Consolmagno, sublinha como uma analogia ainda mais fascinante pode ser reconhecida, ao definir o buraco negro o “exemplo perfeito” de alguma coisa em que acreditamos, inclusive se não a podemos ver nem tocar.

Consolmagno observa no artigo que outros estudos e observações deverão trazer novos progressos no sentido de que não somente seremos capazes de dizer que um buraco negro existe, mas teremos, inclusive, a capacidade de descrever as características e as qualidades peculiares.

Neste momento, se pode afirmar que o buraco negro não é um misterioso ponto da massa, mas uma coisa dotada de estrutura, da qual agora podemos começar a tirar deduções importantes. E, além daquelas que serão as descobertas futuras, agora já é suficiente poder se deslumbrar ao contemplar aquela sombra num anel de fogo. [Portal A12]
Imagem reprodução/ANSA

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template