acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Dia de enfrentamento à psicofobia é marcado por caminhada nesta sexta(12)

Para enfrentar a Psicofobia é preciso conscientizar a população e divulgar informações corretas sobre a doença mental, seus sintomas e tratamento

Você já ouviu falar de psicofobia? Apesar de ser um termo utilizado há pouco tempo, trata-se de uma prática bastante comum que é a discriminação e o preconceito voltado para portadores de transtornos e deficiências mentais. Dada a importância da discussão do assunto, que causa sofrimento numa boa parcela da população, e a necessidade de chamar a atenção para o problema, no dia 12 de abril, foi instituído o dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia.

Procurando sensibilizar e mobilizar a sociedade, em Natal, o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes(HPPSL) promove caminhada na manhã desta sexta-feira(12). A caminhada se inicia com saída do HPPSL, localizado na Av. Romualdo Galvão ás 9h, com destino ao Parque das Dunas, na Av. Alexandrinho de Alencar. Durante o evento, os participantes serão acompanhados por um carro de som, que ao longo do caminho irá transmitir dados sobre o dia Nacional de Enfrentamento à psicofobia e suas lutas.

Para enfrentar a Psicofobia é preciso conscientizar a população e divulgar informações corretas sobre a doença mental, seus sintomas e tratamento.

No Parque das Dunas também serão desenvolvidas atividades terapêuticas, como alongamento e relaxamento, contando com a presença de profissionais de Educação Física e Terapeutas Ocupacionais.

A caminhada é aberta a participação da sociedade e integra a ação da Campanha Nacional promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que debate o tema “Psicofobia: seu preconceito causa sofrimento”.

O dia escolhido para instituir o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, 12 de abril, foi instaurado pela ABP em alusão à data de nascimento do artista Chico Anísio, padrinho da campanha e que declarou em vida ter sofrido de depressão. Afirmou ainda que, se não fosse o tratamento psiquiátrico, não teria feito nem 20% do que fez em sua vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada dez pessoas sofre de doença mental em todo o mundo, totalizando cerca de 720 milhões de pessoas. Entre as dez maiores causas de afastamento do trabalho em todo o mundo, cinco são transtornos mentais, como depressão e ansiedade, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria. No entanto, o preconceito e a falta de informação dificultam o diagnóstico, pois as pessoas evitam procurar tratamento porque temem o estigma de doente mental.

Psicofobia. O significado original do termo psicofobia é o de medo ou exagerado e irracional da mente.  No entanto, tem sido um termo usando em sentido não clínico no Brasil, podendo neste contexto ser definido como o preconceito ou discriminação contra pessoas com transtornos ou deficiências mentais. Neste aspecto, o sufixo - fobia não é usada de forma clínica, mas no sentido de atitudes negativas ou preconceituosas. O uso do termo para designar a acepção relacionada a preconceito começou no Brasil por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em uma campanha contra este tipo de preconceito, sendo o sufixo -fobia usado provavelmente por causa da difusão do seu uso em iniciativas anti-discriminatórias, tais como as que combatem a homofobia, a xenofobia etc. [Ascom HPPSL]
Imagem relacionada à divulgação
©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template