acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 2 de abril de 2019

Conheça as características e aprenda mais sobre o Autismo

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 70 milhões de pessoas em todo o mundo são autistas

Dificuldade para interação social, dificuldade com a linguagem e comportamento repetitivo e restritivo. Essas são as principais características de quem convive com o autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 70 milhões de pessoas em todo o mundo são autistas, com maior incidência no sexo masculino. As causas ainda não são determinadas. Porém, estudos apontam que diversos fatores tornam uma criança mais propensa a ter o TEA, dentre os quais destacam-se fatores genéticos e ambientais.

A coordenadora da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Odília Brígido, explica que o termo espectro deve-se ao fato de envolver situações e apresentações que variam quanto a intensidade dos sintomas, numa graduação que vai da mais leve à mais grave.

No caso de Samuel (nome fictício) de 8 anos, filho da funcionária pública Priscila (nome fictício) não é necessário o uso de medicamento, mas ele tem acompanhamento com psicóloga e regularmente vai à neurologista. “Por esse motivo, acaba que a rotina dele é bem “leve” comparada com os demais autistas”, relata a mãe.

Para ela, um dos maiores problemas hoje é a falta de informação das pessoas. Muitas vezes, isso causa dificuldade na socialização da criança. “Nesse momento, nós temos um problema grande com relação à compreensão das outras crianças. A leitura que elas fazem dele é que ele não sabe brincar direito, que ele só se interessa por algumas coisas, que as vezes fura fila (quando normalmente ele nem notou que havia uma fila), que faz barulhos chatos, que não para de cantar”, explica a mãe. Saiba mais > Fonte: Blog da Saúde.
Foto relacionada à divulgação/ms

©2019 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template