acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Instituto de Estudos Integrados Humanitas é realidade na UFRN


Projeto foi aprovado por unanimidade na última reunião do CONSEPE

A comunidade de humanas chega ao fim do ano com mais um motivo para comemorar. Depois da nota 4 do Curso de História – Licenciatura a distância – com seu consequente reconhecimento pelo INEP, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRN, acaba de aprovar - por unanimidade, proposta de criação do Instituto de Estudos Integrados Humanitas.

Segundo a professora do CCET, Jeanete Alves Moreira, relatora da proposta, “o projeto tem como intuito cumprir com atividades basilares, a realização de pesquisas, contribuindo assim com a internacionalização da instituição de ensino”.

Sobre o assunto, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, se manifestou dizendo que o instituto é uma forma de dar relevância e de mostrar à sociedade a importância dos estudos das ciências humanas, “visto que as pesquisas em outras áreas necessitam do suporte social para estabelecer pressupostos e consequências na vida das pessoas”.

Para a diretora do CCHLA/UFRN, professora Maria das Graças Soares Rodrigues, o Instituto de Estudos Integrados Humanitas é uma grande vitória da área, com o espaço servindo para “a promoção e fortalecimento da visão das humanidades na sociedade, seja nas esferas do aparelho de Estado e de governança política,seja na esfera da vida social”.

O Instituto Humanitas servirá ainda para promover estudos estratégicos de longo prazo, definindo cenários de futuro para o estado, regiões, municípios e suas atividades, além de ofertar cursos de graduação e pós-graduação (projetos futuros), oficinas, cursos livres, promoção da ampliação da inserção e do protagonismo da UFRN no debate público estadual e nacional, contribuindo ainda para à estruturação de sistemas de monitoramento e análise e informações (Observatórios), buscando maior coerência e melhoria do impacto da gestão institucional.

O Instituto Humanitas utilizará espaços físicos no prédio administrativo do CCHLA, contará com infraestrutura já existente como as bibliotecas Central e Setorial, salas de aulas e laboratórios, tendo na equipe  professores do quadro permanente da UFRN, visitante estrangeiro e bolsistas do PNPD/PPGCS/UFRN. Ademais, agrega vários grupos de pesquisa e parcerias nacionais e internacionais.

As ações previstas são oferta de disciplinas eletivas para cursos de graduação; cursos livres, Ateliê de Escrita Científica em Humanas; pesquisas longitudinais; criação do Observatório de Pesquisa em Ciências Humanas no Nordeste; criação de um curso de graduação a ser ainda concebido e criação de Programas de Pós-Graduação (acadêmicos, profissionais, latu senso, stricto senso).

Mais informações pelo e-mail humanitas.iea@gmail.com
Assessoria de Comunicação do CCHLA/UFRN
Foto: Bruna Krummenauer
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template