acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Saúde do homem é destaque do Novembro Azul no Núcleo do Ministério no RN

Durante toda a manhã da última quarta-feira (28), o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS/RN) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho (Sindprevs/RN) promoveram ações de conscientização sobre a saúde do homem em alusão à campanha de prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul. O evento, realizado no auditório do Núcleo, em Natal, também teve o apoio da Geap Autogestão em Saúde.

A programação teve início às 8h, com a coleta de sangue dos servidores para a realização do exame de PSA, que identifica precocemente o câncer de próstata e outras condições como a hiperplasia prostática benigna e prostatite. Os servidores também puderam aferir a pressão e fazer o teste de Glicemia Capilar, verificando rapidamente o nível de açúcar no sangue.

Uma palestra sobre Saúde do Homem também foi oferecida aos servidores. Jakeline Reis, enfermeira e colaboradora da GEAP, esclareceu dúvidas comuns sobre o câncer de próstata e alertou sobre a necessidade do exame de toque para o diagnóstico correto da patologia.  Sobre a campanha, a enfermeira afirmou estar feliz com a crescente participação dos homens na prevenção. “Eu percebo que os homens têm aceitado melhor, estão mais adeptos, antes não suportavam ouvir falar e hoje se preocupam mais com a saúde, isso pra nós é uma vitória”, afirma.

Em estado inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e evoluir lentamente até o estado avançado. Neste último, dores ósseas, dificuldade para urinar, infecções generalizadas e insuficiência renal são comuns.

A chefe da Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF/RN), Fabiana Figueiredo, destacou a parceria para a realização de ações de promoção da saúde no Núcleo do RN. “Foi uma ação muito boa, todos puderam fazer os exames clínicos (glicemia, pressão e o PSA destinado aos homens). A conversa sobre prevenção também foi muito importante. Momentos como esse são fundamentais para integração e servem pra relembrar a todos sobre o autocuidado”.

O servidor Tácio Guerra, lotado na Seção de Convênios (SECON/RN) participou do evento e destacou a necessidade de eventos como esse. “Acho importante essas ações de saúde realizadas no órgão, principalmente por se tratar de saúde do homem, que é um público bastante resistente aos cuidados preventivos. A palestra foi maravilhosa”.

O encontro contou com a presença da presidente do Sindprevs/RN, Maria de Fátima Caldas, além de Jakeline Reis e Raiza Magalhães, colaboradoras da GEAP, e da advogada e consultora jurídica Cynthia Pena para procedimentos de esclarecimentos sobre o Plano de saúde.

Estatística

De acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em 2018, cerca de 68.220 novos casos serão diagnosticados no país. A região Nordeste corresponde a 15.820 casos, sendo 1.090 no estado do Rio Grande do Norte.
Ainda segundo o INCA, no Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens. Normalmente, os casos costumam ocorrer a partir dos 65 anos, mas o recomendável é que sejam feitos exames periódicos a partir dos 45 anos de idade para o homem que já tem casos na família.

No Ministério da Saúde, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi criada com foco nos homens dos 20 aos 59 anos, com objetivo de ampliar o acesso com qualidade aos serviços do Sistema único de Saúde (SUS)

 Saiba mais aqui sobre câncer de próstata, suas causas, sintomas, tratamentos e prevenção.
Foto e texto Renata Duarte/Ascom NEMS-RN
©2018 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template