acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Tecnologia Assistiva; Leia artigo


Por Fábio Ferreira
Profissional de TI – Casa Durval Paiva

A severidade das patologias oncológicas e hematológicas, comumente comprometem a motricidade fina (uso das mãos e dedos) e a motricidade ampla (movimento dos braços pernas e troncos); os pacientes ainda podem ter outras complicações, como deficiência visual e dificuldades cognitivas.

Para o aperfeiçoamento e correto desenvolvimento educacional desse público, é necessária a utilização de recursos de tecnologia assistiva. Esta pode ser conceituada como sendo todo recurso, metodologia, produto e serviço que possibilite a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, ou qualquer outro tipo de deficiência, dando a elas autonomia e uma melhor qualidade de vida. São exemplos recursos de tecnologia assistiva, caderno em braile, lupas, cadeiras de rodas, entre outros. São exemplos de recursos de tecnologia assistiva: caderno em braile, lupas, cadeiras de rodas, entre outros. Uma característica para desenvolver atividades nessa área é a interdisciplinaridade.

No âmbito das TICs (Tecnologias da informação e comunicação) temos grandes aliados no tocante a essa vertente tecnológica, são os diversos dispositivos de hardware, que são equipamentos físicos acoplados a desktop, notebook ou a qualquer equipamento computacional, que possibilita uma maior interação entre pacientes e o computador, este último, por se só, já é uma ferramenta de tecnologia assistiva; softwares, ou seja, programas de computadores, também são utilizados nesse processo, muitos desses disponibilizados gratuitamente.

Na Casa Durval Paiva, a inserção dos nossos pacientes ao meio computacional é realizada utilizando recursos de tecnologia assistiva como, por exemplo, a utilização de telas sensíveis ao toque e disposição espacial adequada dos dispositivos de hardware de acordo com a deficiência de cada aluno, seja ela motora, visual ou qualquer outra. As atividades relativas a essa questão são executadas de forma multidisciplinar, envolvendo a classe hospitalar/domiciliar, a terapia ocupacional e setor de tecnologia da informação.

O intuito desse trabalho é proporcionar de forma confortável e integra a inclusão social e formação psicopedagógica de todos os pacientes que são acometidos de tais limitações físicas.
Assessoria de Comunicação Casa Durval Paiva
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template