acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Natal sedia Treinamento Nacional de Classificadores do Tracoma

Profissionais de saúde que atuam como examinadores de Tracoma estão reunidos em Natal para um treinamento nacional de classificadores da doença, através da Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE) do Ministério da Saúde. A capacitação iniciou-se nessa terça-feira (30/10) e segue até quinta (1º/11), no auditório do edifício sede da Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap/RN).

Com apoio da Sesap, o treinamento é realizado com os profissionais de saúde que já atuam como examinadores e que a partir de agora seguirão as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para realização do Inquérito Nacional que vai verificar a situação epidemiológica do tracoma no Brasil. Nesse contexto, serão apurados dados em nove estados, além das áreas indígenas. O inquérito foi iniciado em setembro e será finalizado até o final de 2019. De acordo com a programação, a capacitação é composta de exposições teóricas e pesquisas de campo.

Consultora técnica da CGHDE do Ministério da Saúde, Fátima Lopes ressalta que o tracoma é uma doença em processo de eliminação como problema de saúde pública no País e que através desse trabalho poderá atestar se o Brasil atingiu os indicadores de eliminação estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.

Participam do treinamento, além de profissionais do Rio Grande do Norte, também de outros estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pará, Maranhão, Bahia e Ceará.

Saiba mais aqui sobre o Tracoma, uma doença inflamatória ocular, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis.
Foto relacionada à divulgação/sesap
©2018 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template