acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Maternidade Escola Januário Cicco realiza ação de prevenção ao câncer de mama; confira programação


A iniciativa visa alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção da doença, com mutirão de consultas e exames de mamografias.

Visando a sensibilização sobre a importância do diagnóstico precoce e no intuito de celebrar o mês dedicado na luta contra o câncer de mama, a Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, realiza no período de 29 a 31 deste mês, um mutirão de consultas e exames de mamografias.

Este ano o atendimento é destinado para servidores e terceirizados da UFRN, colaboradores internos da MEJC e 05 municípios do interior do Estado: Jucurutu, São José do Seridó, Jardim do Seridó, Acari e São Tomé, com previsão de 360 atendimentos, previamente agendados e distribuídos entre consultas com mastologistas e exames de mamografias e ultrassonografias mamárias para as mulheres atendidas no consultório e, que tiverem a recomendação médica para a realização dos exames.

De acordo com a gerente de atenção à saúde da maternidade, Maria da Guia de Medeiros, a ação permitirá o atendimento a mulheres com dificuldades de realização de exames. “Em nosso Estado apenas nove municípios ofertam serviços de mamografia, durante a articulação com os municípios do interior que serão atendidos, identificamos uma demanda alta para os exames de mamografia e, tendo em vista o nosso compromisso social e com a saúde de nosso Estado, propomos esta ação”, afirma.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

O médico mastologista e superintendente da MEJC, Luiz Murillo Lopes de Britto, diz que o diagnóstico precoce é um fator decisivo na cura da paciente. “Quanto mais cedo for diagnosticado, maior é a chance de cura, as chances de sucesso podem superar os 90%, quando o câncer é identificado precocemente” explica.

PROGRAMAÇÃO E AGENDAMENTO

A abertura oficial do evento, que se dará na segunda-feira, dia 29, às 8h30, contará com a presença da Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, a programação e agendamento prévio dos serviços será da seguinte forma:

Dia 29 – Segunda-feira – Atendimento das servidoras e terceirizadas da UFRN

O Agendamento deve ser feito diretamente na Diretoria de Atenção ao Servidor (DAS), localizado nos campus da Universidade ou através do telefone: 3342-2330 Ramal 371 ou 300;

Dia 30 – Terça-feira – Atendimento das pacientes dos municípios do interior

Agendamento prévio diretamente na secretaria municipal de saúde dos municípios de Jucurutu, São José do Seridó, Jardim do Seridó, Acari e São Tomé;

Dia 31 – Quarta-feira – Atendimento das servidoras, empregadas e terceirizadas da Maternidade

As interessadas devem procurar o Setor do Ambulatório para realizar o agendamento das consultas.

Outras informações podem ser obtidas no Setor de Mamografia da MEJC ou através do telefone: 84 3215.8726.
Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Atenciosamente,
João Pedrosa
Relações Públicas da Unidade de Apoio Corporativo
Maternidade Escola Januário Cicco
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template