À beira de uma estrada, em plena Inglaterra
medieval, uma mulher experiente, bem humorada e de franqueza desconcertante
conta a história de sua vida: seus cinco maridos e a vida sexual, suas paixões,
seus rancores e vinganças, seu profundo conhecimento dos homens e da alma
humana.
“Se não
houvesse em toda a Terra imensa, autoridade além da experiência, a mim isso
seria suficiente, pra fazer um relato contundente, das mazelas da vida de
casado.” Assim se apresenta ao público A Mulher de Bath, mulher dos ainda
medievais anos 1380, que já enterrou
cinco maridos e, fogosa e cheia de vida, está em busca do sexto.
Maitê
Proença traz a Porto Alegre (27 e 28 de outubro, no Teatro do Bourbon Country),
Natal (02 de novembro, no Teatro
Richuelo Natal), Fortaleza (03 de novembro, no Teatro RioMar Fortaleza) e
Recife (04 de novembro, no Teatro RioMar Recife) o espetáculo A Mulher de Bath.
As apresentações são comemorações aos 80
anos do diretor Amir Haddad, além dos 40 anos de carreira e 60 anos de vida de
Maitê.
A MULHER DE
BATH é uma mulher libertária, à frente de seu tempo, e não teme dizer o que
pensa. Ela é uma das figuras basilares da literatura ocidental, precursora de
Shakespeare e do indivíduo moderno.
O texto é do
escritor e filósofo inglês Geoffrey Chaucer (1343-1400), reconhecido como o pai
da literatura inglesa, e faz parte de sua obra inacabada “Os Contos da
Cantuária”, publicada pela primeira vez em 1475 e tida como uma das mais
importantes da literatura inglesa e um clássico da literatura mundial. A tradução,
de José Francisco Botelho, foi indicada ao Prêmio Jabuti e já é considerada uma
referência contemporânea na tradução de Chaucer.
NATAL (RN)
Dia 02 de
novembro
Sexta-feira,
às 21h
Teatro
Riachuelo (Av. Bernardo Vieira, 3775 / Natal – RN)
A ATUALIDADE
DO TEXTO
"É um
texto de interesse universal. Uma mulher falando dos jogos e artimanhas do
amor, das guerras infernais no casamento, do sexo e suas armadilhas, das
diferenças entre homens e mulheres, da necessidade da soberania feminina, de
seu pleito por liberdade. São as mesmas questões de hoje. Ele foi surpreendente
em sua época, e continua a surpreender agora”, conta Maitê Proença, atriz e
idealizadora do projeto.
“Chaucer teve a audácia e a graça de colocar
essa história, que nós transformamos em teatro, na boca de uma mulher, uma
viúva libertária. Uma mulher que ama a vida, a alegria, o riso, o sexo, os
homens, a diversão. A mulher de Bath é profundamente religiosa e tudo o que faz
justifica pela Bíblia. Nela, o sagrado e o profano convivem perfeitamente. Isso
resulta divertido e cômico.”, continua Maitê.
SINOPSE
Numa taberna
qualquer, à beira de uma estrada, em plena Inglaterra medieval, uma mulher
experiente, bem humorada e de franqueza desconcertante conta a história de sua
vida: seus cinco maridos e a vida sexual, suas paixões, seus rancores e
vinganças, seu profundo conhecimento dos homens e da alma humana. Sem poupar a
ninguém, nem a si própria, fala das coisas como são, de forma irreverente e
direta.
A MONTAGEM –
O TEXTO EM VERSOS
Inédito nos
palcos brasileiros, o texto conta com tradução de José Francisco Botelho, que
buscou inspiração na poesia popular brasileira - do repente nordestino à trova
gaúcha - para reviver a exaltação e a grandeza da Idade Média, em versos
inspirados no cancioneiro popular e na poesia oral do interior do Brasil.
A montagem
tem como marca a contemporaneidade do pensamento teatral de Amir Haddad,
aproximando o público dos atores de forma direta e sem mistérios. Tudo está à
mostra: a preparação da cena, o jogo de luz, a operação do som. A proposta é
perseguir a simplicidade e dialogar com todo tipo de público.
A trilha da
peça é operada em cena pelo ator e músico Alessandro Persan, que interage com a
atriz e também participa, junto com ela, da movimentação dos objetos e das
mudanças de ambientação. Os elementos da cena são rearrumados pelos atores para
criar ambientes típicos da época: tabernas, alcovas, igrejas.
A PARCERIA
DE MAITÊ PROENCA E AMIR HADDAD
Maitê
Proença e o diretor Amir Haddad tiveram seu primeiro encontro profissional em
2012, na peça As Meninas - Prêmios APTR Melhor Autor (Maitê e Luiz Carlos
Góes), Melhor Atriz (Patrícia Pinho) e Melhor Figurino (Beth Filipecki) -,
seguido de À Beira Do Abismo Me Cresceram Asas, em 2014 - Prêmio APTR Melhor
Atriz para Clarisse Derziê.
JOSÉ
FRANCISCO BOTELHO – tradutor
Nasceu em
Bagé (RS), em 1980. É jornalista, escritor e colabora em publicações como
Superinteressante, Aventuras na História e Bravo! É Mestre em Letras pela UFRGS
e autor do livro “A árvore que falava aramaico”, obra finalista do Prêmio
Açorianos de Literatura/Conto de 2012. Ocupou-se da magistral tradução de Os
contos da Cantuária, de Geoffrey Chaucer, para a coleção Penguin/Companhia das
Letras, indicada ao prêmio Jabuti e já considerada uma referência contemporânea
na tradução de Chaucer.
AMIR HADDAD
– diretor
Mineiro de
Guaxupé, Amir Haddad é diretor e professor de teatro, premiado diversas vezes.
Dirigiu grupos alternativos na década de 1970 pesquisando e buscando a
disposição não convencional da cena, desconstrução da dramaturgia, utilização
aberta dos espaços cênicos e interação entre atores e espectadores. Essa linha
de trabalho teatral é a base de sua ação como diretor e fundador do grupo Tá na
Rua, criado em 1980, que coordena até hoje.
Participou
da criação do Teatro Oficina nos anos 1950, em São Paulo, ao lado de José Celso
Martinez Correa e Renato Borghi. Deu aulas na Escola de Teatro de Belém e se
transferiu para o Rio de Janeiro em 1965. Na cidade do Rio, continuou a
lecionar e a encenar. Com seu trabalho, vem recuperando o sentido de festa do
Teatro e a dramaticidade das festas populares, ressaltando os aspectos de
pesquisa e de educação com que busca transformar o teatro num espaço para
questionamento do ator como indivíduo, do seu lugar no mundo e da dramaturgia.
Considerado
um dos maiores encenadores do Brasil e reconhecido internacionalmente, ao criar
o Grupo Tá na Rua, busca se comunicar mais com sua plateia. Dos palcos às salas
abertas, das quadras às ruas e às praças, rompeu a “quarta parede” para abrir
um caminho em direção a um teatro vivo e transformador para quem o vive e o
faz. Torna-se um diretor único por sua capacidade de transitar entre o teatro
tradicional e as produções populares.
Só no ano de
2017, Amir Haddad foi premiado com a Medalha Tiradentes, a Medalha de Comenda
da Resistência Cidadã, título honorífico de Cidadania Iguaçuana. Em 2018, com o
Prêmio Botequim Cultural, categoria especial pela importância do trabalho do
Grupo Tá Na Rua.
MAITÊ
PROENÇA – atriz, idealizadora e produtora
A atriz,
escritora e dramaturga paulistana Maitê Proença começou a estudar teatro no
final dos anos 1970 com o diretor Antunes Filho. Desde então, trilhou sua
carreira nos palcos, nas TV e no cinema.
No teatro,
protagonizou montagens de Augusto Boal, Domingos Oliveira, Eduardo Tolentino,
entre outros, e escreveu as premiadas peças “À Beira do Abismo me Cresceram
Asas” (2013) e “As Meninas” (2009), esta última em parceria com Luiz Carlos
Góes, ambas com direção de Amir Haddad; e “Achadas e Perdidas”, dirigida por
Roberto Talma.
Na
televisão, atuou em mais de 20 novelas, como “Liberdade, Liberdade” (2016),
“Gabriela” (2012), “Passione” (2010) e “Caminho das Índias” (2009), e em séries
como “A Vida Como Ela É” (1996) e “Confissões de Adolescente” (1994). Foi
comentarista de futebol no programa esportivo ExtraOrdinários, do Sport TV, e
apresentadora do Saia Justa, do canal GNT.
No cinema,
participou de 18 filmes, entre eles “Meu Amigo Hindu” (2016), de Hector
Babenco; “Primeiro Dia de um Ano Qualquer” (2012), de Domingos Oliveira; “A
Dama do Cine Shangai” (1987) e “Onde andará Dulce Veiga” (2008), de Guilherme
de Almeida Prado; “Kuarup” (1989), de Rui Guerra.
FICHA
TÉCNICA
Texto:
Geoffrey Chaucer
Tradução:
José Francisco Botelho
Adaptação:
Maitê Proença
Direção:
Amir Haddad
Com: Maitê
Proença
Participação
do ator e músico: Alessandro Persan
Cenário:
Luiz Henrique Sá
Figurino:
Angèle Froes
Adereços:
Marcilio Barroco
Iluminação:
Vilmar Olos
Preparadora
Corporal: Marina Salomon
Assistente
de direção: Alessandro Persan
Trilha
Sonora: Alessandro Persan
Camareira:
Naná Nascimento
Fotos
divulgação: Daniel Chiacos e Matheus José Maria
Fotos de
cena: Sabrina Moura e Matheus José Maria
Projeto
Gráfico: Fabio Arruda e Rodrigo Bleque (Cubículo)
Idealização:
Maitê Proença
Produção:
Deborah Aguiar e Tatianna Trinxet
Tour
Manager: Constelar – Arte, Diversão e Cultura
Direção de
Produção: Maitê Proença
Realização:
M. Proença Produções Artísticas Ltda. e Campo da Produção, Eventos e Promoções
Ltda
Duração: 70
min.
Classificação:
16 anos
A MULHER DE BATH
Dias 27 e 28
de outubro, no Teatro do Bourbon Country (Porto Alegre/RS)
Dia 02 de
novembro, no Teatro Richuelo Natal (Natal/RN)
Dia 03 de
novembro, no Teatro RioMar Fortaleza (Fortaleza/CE)
Dia 04 de
novembro, no Teatro RioMar Recife (Recife/PE)
INGRESSOS:
Setor
|
Inteira
|
Meia-Entrada
|
Balcão Nobre
|
R$ 80,00
|
R$ 40,00
|
Frisas
|
R$ 90,00
|
R$ 45,00
|
Plateia B
|
R$ 110,00
|
R$ 55,00
|
Plateia A
|
R$ 120,00
|
R$ 60,00
|
Camarote
|
R$ 50,00
|
R$ 25,00
|
- 50% de
desconto para os primeiros 350 ingressos para cliente do plano Unimed Natal e
médicos cooperados. Desconto válido apenas com a apresentação da carteira
(UNIMED NATAL) e CPF. Desconto limitado a 1 (um) ingresso por CPF;
*Descontos
não cumulativos a demais promoções e/ou descontos;
** Política
de venda de ingressos com desconto: as compras poderão ser realizadas nos
canais de vendas oficiais físicos, mediante apresentação de documentos que
comprovem a condição de beneficiário. Nas compras realizadas pelo site e/ou
call center, a comprovação deverá ser feita no ato da retirada do ingresso na
bilheteria e no acesso à casa de espetáculo.
***A lei da
meia-entrada mudou: agora o benefício é destinado a 40% dos ingressos
disponíveis para venda por apresentação. Veja abaixo quem têm direito a
meia-entrada e os tipos de comprovações oficiais no Rio Grande do Norte:
- IDOSOS
(com idade igual ou superior a 60 anos) mediante apresentação de documento de
identidade oficial com foto.
- ESTUDANTES
mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE)
nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES,
entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e
Diretórios Acadêmicos. Mais informações: www.documentodoestudante.com.br
- PESSOAS
COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTES mediante apresentação do cartão de Benefício de
Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de
documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a
aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº
142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão
estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS
PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA (com idades entre 15 e 29 anos) mediante
apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria
Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento
de identidade oficial com foto.
- JOVENS COM
ATÉ 15 ANOS mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
-
PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DE ENSINO mediante apresentação de
carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação de Natal ou
holerite acompanhado de documento oficial com foto.
-
ACOMPANHANTES DE CADEIRANTES (quando necessário).
- DOADORES
REGULARES DE SANGUE são considerados doadores regulares de sangue aqueles
registrados nos bancos de sangue dos hospitais do município de Natal.
**** Caso os
documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do
beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro,
será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso.
CANAIS DE
VENDAS OFICIAIS:
Bilheteria
do Teatro: Shopping Midway Mall - Av. Bernardo Vieira 3775 - piso L3 (terça a
sábado, das 12h às 21h, domingo e feriado, das 14h às 20h)
Site:
www.uhuu.com
Atendimento:
falecom@uhuu.com
Assessoria de imprensa do Teatro Riachuelo
Natal:
Luciana Oliveira – (84) 98728-0813
luciana@sollarcomunicacao.com.br
Foto relacionada à divulgação
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