acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Encontro Internacional de História Colonial é realizado em Natal


Na mesma semana em que materiais de ordem inestimável para a História do Brasil e do mundo são perdidos em decorrência do incêndio que dizimou o Museu Nacional, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte se debruça sobre o passado colonial ao acolher, entre os dias 05 e 08 de setembro, o VII Encontro Internacional de História Colonial (VII EIHC).

Tendo como tema Espaços coloniais: domínios, poderes e representações, o VII EIHC reunirá pesquisadores, professores, estudantes e amantes da História que, ao longo de quatro dias, vão debater os assuntos que estão na vanguarda da historiografia colonial brasileira. Neste Encontro que é o maior espaço de difusão de conhecimento sobre as experiências e legados da expansão europeia durante os séculos XVI a XVIII, será possível aproximar passado e presente, na medida em que o primeiro repercute sobre o segundo. A colonização portuguesa no Brasil, em conexão com outras partes da América e de outros continentes, será uma das matérias em destaque.

O Encontro Internacional de História Colonial chega em 2018 a sua sétima edição e é promovido pelo Laboratório de Experimentação em História Social (LEHS), vinculado ao Departamento de História da UFRN, e pelo curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O evento que se constitui como um amplo espaço de debate e aprendizado sobre a História Colonial contabiliza 486 trabalhos inscritos. Na vasta programação há apresentação de banners, 30 simpósios temáticos, 2 conferências, 22 mesas redondas, 12 minicursos e lançamentos de livros.

A conferência de abertura intitulada Convergência e divergência transnacional no estudo do colonialismo interno será proferida por Hal Langfur, professor na University of Buffalo, Estados Unidos. A conferência acontece no dia 05 (cinco), às 19h, no auditório do Hotel eSuites Vila do Mar. Já as demais atividades do Encontro serão realizadas nas dependências da UFRN, Campus Natal.

Mais informações sobre o evento:



Contato com a imprensa:

Carmen Alveal – (84) 98704.5425

Maísa Carvalho – (84) 98784.6266
Assessoria de Comunicação
CCHLA/UFRN /(84) 3342-2243
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template