acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 8 de setembro de 2018

Atendimentos gratuitos, caminhada e palestras marcam Setembro Amarelo no Hospital Severino Lopes


Como já está se tornando tradição, o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes(HPPSL), antiga Casa de Saúde de Natal, está lançando mais um ano da campanha #setembroAmarelo – mês de prevenção do suicídio “Ação pela Vida”, com atendimentos de psiquiatras, nutricionistas, psicólogos, gratuitamente, voltado para pessoas que estão com pensamento de suicídio.

Os atendimentos serão agendados conforme a disponibilidade de vagas do dia. Os interessados deverão entrar em contato através do telefone (84)3026-4855. A campanha tem como objetivo a prevenção e orientação para o tratamento e chama a atenção para a importância de se observar os sinais de alerta e procurar a ajuda de um especialista.

Caminhada

Para chamar a atenção de todos para a importância da prevenção ao suicídio, o HPPSL juntamente com a Associação de Amigos e Familiares dos Doentes Mentais, está promovendo, também, uma caminhada até o Parque das Dunas, nesta terça-feira(11).  A saída da caminhada está marcada para às 9h em frente do Hospital na av Romualdo Galvão.

A caminhada objetiva enfatizar os sinais e frases de alerta e a necessidade de se procurar ajuda especializada.

O evento é aberto ao público e todos podem celebrar a vida colorindo de amarelo as ruas de Natal com o Hospital Severino Lopes. Durante todo o percurso serão feitos alertas para a necessidade de combater o problema.

Venda de Camisetas

Hospital venderá camisas para auxiliar na estruturação da Associação de Familiares e Amigos dos Doentes Mentais

Para caminhada do dia 11 e para aqueles que estiverem querendo aderir à campanha através da aquisição de camisetas, o Hospital está vendendo camisetas a partir dessa segunda-feira(10), na recepção da instituição. O dinheiro arrecadado será revertido para a estruturação da Associação de Amigos e Familiares dos Doentes Mentais do RN.

Setembro Amarelo

O movimento do Setembro Amarelo é mundial e é realizado no Brasil – que é o oitavo país do mundo em número de suicídios – desde 2014.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, no mundo, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, sendo a grande maioria homens entre 25 e 34 anos, além disso, o suicídio é considerado a 15ª causa que mais mata a nível mundial. A OMS afirma também que 90% dos casos poderiam ser prevenidos.
Assessoria de comunicação
Telefone: (84) 3026-4850
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template