acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Encontro no RN aproxima servidores para o debate com gestores e sindicato

O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS/RN) recebeu terça-feira (21/08), a reunião do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho (SINDPREVS/RN), reunindo mais de 70 participantes, no auditório do Núcleo, em Natal, com a realização de palestras e debates com temas relacionados ao servidor público e serviços de saúde.

A programação do seminário “Desmonte do Serviço Público – SUS a caminho da privatização”, oferecido pelo SINDPREVS/RN, foi aberta às 8h30 e contou representantes da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Central Sindical e Popular (CSP Conlutas), Sindicato dos Servidores em Saúde (SindSaúde/RN), do SINDPREVS/RN, e dos ministérios da Saúde (MS) e do Trabalho (MTb).

Na abertura dos trabalhos, a coordenadora-geral do NEMS/RN, Luciana Clédina Lopes, destacou a importância do evento sediado no Núcleo, que contribui para interagir conhecimentos. A mesa contou, também, com a presença de Fátima Caldas e Djalter Felismino (Sindprevs), Cleuza Flaustino (FENASPS) e Alexandre Guedes (CSP Conlutas).

O primeiro debate do seminário trouxe o tema “Sistema Público de Saúde frente a privatização dos serviços”. Simone Dutra (SindSaúde) e Dalva Horácio (UFRN) foram as palestrantes convidadas para o debate central. O aumento da mortalidade infantil e a volta de epidemias, foram citadas como possível resultado da privatização da saúde no país. “Estamos vendo o retorno de doenças infectocontagiosas como sarampo, paralisia infantil, febre amarela, malária, isso já é uma realidade e é resultado desse desmonte”, ressaltou Simone. 


A apresentação para o debate: “A carreira dos Servidores da Seguridade Social: Plano de Cargos e Salários” abordou, principalmente, a realidade do serviço de saúde no que diz respeito aos direitos do servidor.
Alisson Rosa, da SEGEP (Seção de Gestão de Pessoas) do Ministério da Saúde/RN, participou do debate junto de Karina Coeli Dantas, assessora jurídica do Sindprevs.

Com intervalo para o almoço às 12h30, a plenária de debates retornou no início da tarde, iniciando com uma performance poética da servidora Guadalupe Segunda. ‘O Assédio Moral, as condições de trabalho e a atuação dos Servidores da Seguridade Social’ foi o tema em discussão, com palestras de Felipe Coelho Lima (UFRN), Cleuza Faustino (FENASPS), Olympia Karolina e Fabiana Figueiredo (Ministério da Saúde/RN).

Outros encontros foram realizados regionalmente e a mobilização nacional será nos próximos dias, de 24 a 26, em Brasília. Representante da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, Cleuza Faustino ressaltou a importância de manter a categoria mobilizada no sentido de organizar os pontos de pauta para o debate em nível nacional. “Em Brasília, toda as discussões nos estados serão consolidadas para uma proposta em conjunto, objetivando mobilizar os parlamentares com a expectativa de encaminhar essas demandas no Plenário do Congresso Nacional”, afirma.

Para Olympia Karolina de Paiva, chefe substituta da Coordenação-Geral do NEMS/RN, o seminário aproximou os servidores para o debate junto aos gestores, sindicato, principalmente os servidores cedidos que trabalham na ponta, permitindo mais conhecimento e efetividade de garantia de seus direitos. Ela participou da mesa para o debate sobre assédio moral, plano de cargos e salários, e da avaliação de desempenho do servidor em atividade. A mesa também contou com a colaboração da servidora Fabiana Figueiredo, titular da Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF/RN). 

A servidora Nancy Filgueiras Costa, lotada na Seção de Auditoria (SEAUD/RN), afirma que o seminário tem essa dinâmica de reunir os servidores para compartilhar esclarecimentos e atualizar os trabalhadores nos seus direitos e garantias, como na busca de defesa do SUS, uma conquista do povo brasileiro. “Tudo que lutamos e defendemos como setor público, em especial a saúde, é fundamental para o servidor e a sociedade”.

No encerramento, a partir das 16h, foram realizados os encaminhamentos e também a votação para a escolha dos quatro representantes do Ministério da Saúde no Estado (NEMS/RN) que irão participar, neste final de semana, do evento nacional em Brasília.
Nucom/Nems-RN
Fotos: Renata Duarte
Foto da capa: Fernando Domingo
©2018 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template