acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 21 de julho de 2018

No mês em que se comemora a cultura popular, Câmara Cascudo chega ao sertão potiguar

Grupo Estação de Teatro realiza segunda etapa do projeto "Estação Cascudo Sertão Criança" com apresentações do espetáculo "Quintal de Luís"

Após o sucesso primeira etapa do projeto “Estação Cascudo – Sertão Criança”, realizada no primeiro semestre, levando espetáculos infantis, palestras e oficinas sobre a obra de Câmara Cascudo para cinco cidades do interior do RN, o Grupo Estação de Teatro retoma as atividades do projeto. O grupo escolheu o mês de agosto, em que se comemora a cultura popular, para voltar às cidades de Caraúbas, Umarizal, São Paulo do Potengi, Santa Cruz e Acari com o espetáculo “Quintal de Luís” - inspirado na vida e obra do folclorista Câmara Cascudo. As apresentações serão gratuitas  e abertas a toda comunidade.

O projeto nasceu do entendimento do Grupo sobre a importância de promover uma interiorização das atividades artísticas desenvolvidas no TECESOL (Natal/RN), criando um vínculo e uma história com outras cidades do Rio Grande do Norte e abrangendo outras regiões. Após a primeira etapa em que professores e alunos tiveram o primeiro contato com a obra Luís da Câmara Cascudo, a segunda etapa - com a apresentação do espetáculo “Quintal de Luís” - vem coroar a homenagem do Grupo a este grande expoente da nossa cultura, no ano em que ele completaria 120 anos.

O projeto “Estação Cascudo – Sertão Criança” tem patrocínio da Cosern através da Lei Estadual Câmara Cascudo e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Produção da Bobox Produções e realização do Grupo Estação de Teatro.

Sobre o espetáculo Quintal de Luís

No “Quintal de Luís”, Luís da Câmara Cascudo, o intelectual natalense de maior expressão nacional, ganha contornos lúdicos em uma arena teatral de encontros entre suas memórias e delírios, sua obra e pensamento. Seis brincantes contam, a partir de uma profusão de imagens, afetos e lembranças, os últimos momentos de um velho Cascudo repousado em seu leito de morte, onde nosso protagonista se propõe a peregrinar ao redor de si. Neste delírio último, do tamanho de um palco em forma de arena, um juízo inquisidor e febril se instauram. Criaturas que povoaram toda uma existência, fictícias ou verdadeiras, se apresentam como depoentes nesse tribunal da própria memória.

Desde a sua estreia em 2014, o espetáculo de vibrante e popular, concebido para espaços abertos como a rua, pátios e praças, com seu forte potencial visual e musical, irá pela primeira vez adentrar novos quintais do interior do estado, compartilhando com cada lugar um espetáculo cênico inspirado num dos maiores expoentes da cultura potiguar.

SERVIÇO:

ESTAÇÃO CASCUDO – SERTÃO CRIANÇA

QUINTAL DE LUÍS

ACARI
03 de Agosto - Sexta-Feira
Largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia – 19h

SANTA CRUZ
05 de Agosto - Domingo
Praça Coronel Ezequiel Mergelino - 20h

SÃO PAULO DO POTENGI
17 de Agosto - Sexta
Praça Monsenhor Expedito – 20h

CARAÚBAS
23 de Agosto – Quinta-Feira
Em frente à Escola Estadual Sebastião Gurgel  - 19h

UMARIZAL
25 de Agosto - Sábado
Pátio da Matriz da Igreja Sagrado Coração de Jesus – 19h
Luciana Oliveira
Assessora de Imprensa
luciana@sollarcomunicacao.com.br
Foto: Tiago Lima/divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template