acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Artista apresenta diálogos em aquarelas; Exposição será aberta nesta quinta


O Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza a exposição ‘Um olhar sobre outros Olhares’, da artista Ana Rique, com abertura na próxima quinta-feira, 24 de maio, às 19h, na Galeria Conviv'Art - NAC/UFRN. A exposição tem curadoria do artista Fernando Moreno e fica à disposição do público para visitação até o dia 15 de junho, de segunda a sexta, das 9 às 17h.

A prática de olhar para os clássicos como estratégia de aprendizagem artística é encontrada ao longo da história da arte e, na segunda metade do século XX, tornou-se uma tendência dentro do que, então, chamou-se pós-modernismo. De acordo com o artista plástico, crítico e professor de arte, Vicente Vitoriano, Ana Rique sagazmente vale-se deste recurso para redimensionar formalmente sua obra, sem abandonar as naturezas mortas, seu gênero figurativo preferido.

Na composição das obras, modernistas das vanguardas heroicas como Cezanne, Matisse, Picasso, Braque e Morandi são especulados junto a outros mais próximos no tempo como Hundertwasser e o brasileiro Iberê Camargo, dos quais a artista absorve tanto rigor quanto expressividade num profícuo diálogo.

O especialista ainda destaca o aprimoramento da técnica utilizada pela artista. “O que se tem deste exercício é o alargamento de sua artesania, quando associa às bases pictóricas em aquarela, sempre primorosas, interferências de outros materiais, especificamente os utilizados para enfatizar o uso da linha, inclusive fisicamente, elemento da linguagem visual que tende a preponderar em algumas composições, sem o abandono do trato com a cor e com as texturas. Com este trabalho, Ana Rique evidencia tal pesquisa histórico-formal, no movimento em que se completa como artista e como professora de arte, mostrando sempre a liberdade criativa que lhe é própria e que experimenta com seus alunos”. ressalta.

A aquarela, considerada umas das técnicas mais difíceis da pintura, inspira as obras de Ana Rique há cerca de trinta anos. A exposição ‘Um olhar sobre outros Olhares’ é composta por trinta e cinco quadros, tendo como tema principal a natureza morta, com destaque especial para as flores, sua maior inspiração.

Serviço: ‘Um olhar sobre outros Olhares’, da artista Ana Rique.

De 24/05 a 15/06/2018

Galeria Conviv'Art - NAC/UFRN

Entrada gratuita.
Sandra Cerqueira
Imagens relacionadas à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template