acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 2 de março de 2018

Saúde bucal no paciente transplantado de medula óssea; Leia artigo


Por Simone Norat Campos
Dentista - Casa Durval Paiva
CRO/RN 1784

O paciente que irá se submeter a um transplante de medula óssea necessita do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, incluindo os cuidados com a saúde bucal, diretamente afetada nos pacientes de transplante de medula óssea, daí a importância da intervenção do cirurgião dentista na equipe multiprofissional do transplante.

O objetivo principal da odontologia é prevenir o paciente quanto ao risco de infecções, para diminuir ao máximo as chances de complicações bucais que possam interferir na qualidade de vida durante o transplante e orientar quanto aos cuidados que deverá ter com a saúde bucal, por isso, antes do paciente ir para o transplante tem que marcar uma consulta odontológica, ou seja, uma consulta pré-transplante de medula óssea ou pré TMO.

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento para pacientes diagnosticados com leucemias e linfomas e consiste em substituir a medula óssea doente por um conjunto de células saudáveis, a fim de reconstituir a medula. O procedimento se assemelha a uma transfusão de sangue e dura aproximadamente duas horas. A medula saudável é rica em células progenitoras, isto é, que têm a capacidade de se multiplicarem e diferenciarem-se em vários tipos de células. As células colocadas nos pacientes de TMO podem ter três origens: do doador, da própria medula - desde que tenham sido tiradas antes do tratamento e congeladas para uso posterior e do sangue de cordão umbilical que também ocorre por doação.

Durante o TMO o acompanhamento odontológico deve ser diário, pois, dessa forma, é possível diagnosticar e tratar precocemente lesões orais ou infecções oportunistas (que surgem devido a quimioterapia ao qual o paciente é submetido, aliado a queda da imunidade). As instruções de higiene oral são reforçadas, como: a técnica de escovação adequada, o uso de escova dental macia, uso cuidadoso do fio dental e a importância de soluções antimicrobianas e fluoretadas, permitindo rigoroso controle de placa bacteriana. O cirurgião dentista também trata da xerostomia, que é o ressecamento bucal ocasionado pela redução da saliva; de infecções da boca e dá suporte para problemas odontológicos que possam surgir como fraturas e sensibilidade dental.

O serviço odontológico da Casa Durval Paiva além do atendimento ambulatorial também oferece atendimento odontológico na unidade de transplante de medula óssea, incluindo durante toda a internação atendimento diário de laserterapia, para prevenção e tratamento da mucosite oral (inflamação da mucosa), além da crioterapia (terapia com gelo) em situações específicas.

O atendimento odontológico se estende até o pós transplante de medula óssea devido às complicações bucais que podem surgir, tais como: infecções por vírus, fungos ou bactérias, além de xerostomia (boca seca), cáries, problemas periodontais (da gengiva, como sangramentos), alteração do paladar e, especialmente, para os casos de transplante alogênicos, doença do enxerto contra o hospedeiro-DECH.

O acompanhamento odontológico é oferecido aos pacientes transplantados de medula óssea até que se completem cem dias pós-transplante.
Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva
Assessoria de Comunicação
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template