acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

CVV Caicó é inaugurado levando esperança para a saúde da região

O Posto do Centro de Valorização da Vida na cidade de Caicó já é uma realidade, gerando expectativa para a saúde da região e está em funcionamento desde   ontem, segunda-feira (05/02), com a inauguração oficial, através da Associação de Valorização e Amor à Vida do Seridó Potiguar - AMOVIDA. De acordo com o coordenador do Posto, Júnior Firmino, o atendimento por meio de voluntários funciona nos plantões diários das 8h às 16h, nos telefones (84) 98637-9152 (Oi) e 99987-9253 (Tim).

E a partir do final do mês de março próximo, o telefone 188 estará disponível para o atendimento do CVV Caicó 24 horas, fruto de um acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Saúde e o Centro de Valorização da Vida (CVV) que permite o acesso gratuito ao serviço e que já funciona em outras regiões do país.

Representante do CVV Natal, na inauguração, a vice-coordenadora Regina Pereira Ramos destaca a importância dessa parceria com o Ministério da Saúde em ter cedido essa linha que estará funcionando em todos os estados até o final de junho deste ano.

“Outras parcerias que também foram essenciais na união de esforços para a instalação do Posto de Caicó: a Diocese, com incentivo do Bispo Dom Antônio; as Igrejas Evangélicas do Seridó, através do Pastor Divino; e dos centros regionais das universidades Federal e Estadual”, ressalta Regina, que segundo ela, o Centro de Valorização da Vida tem essa missão de valorizar a vida, contribuindo para que as pessoas tenham uma vida plena e, consequentemente, prevenindo o suicídio.

“O suicídio é um problema de saúde pública e pode ser prevenido”, assinala Regina Pereira, esclarecendo que o Ministério da Saúde apoia o combate ao suicídio e tem uma portaria de 2006 com diretrizes para estratégia de prevenção do problema.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 90% das pessoas que se suicidam sofrem de alguma doença psiquiátrica, sendo a depressão em 40% dos casos, e que no mundo uma pessoa se mata a cada 40 segundos e no Brasil são 28 pessoas por dia.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) está no Brasil há 55 anos, sendo 35 anos em Natal, e tem mais de 1,2 mil atendimentos mensais, segundo dados da instituição.

O Posto do CVV Caicó funciona em uma sala cedida pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), no prédio da Diocese, na Praça Dom José Delgado, e em breve, segundo a coordenação, funcionará em uma sala no Campus da UFRN da cidade.
Foto convite inauguração
©2018 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template