acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Assistente Social: um tradutor da realidade social; Leia artigo


Por Cícera Katiucia da Silva
Assistente Social - Casa Durval Paiva
CRESS/RN 3595

            O assistente social é o profissional tradutor da realidade de vida dos pacientes para os demais profissionais da equipe multiprofissional, tendo em vista que é o integrante da equipe que interpreta os fatores sociais, políticos e econômicos que permeiam a realidade social na qual as crianças, adolescentes e seus familiares encontram-se inseridos, orientando-os em relação aos aspectos biopsicossociais, direitos, deveres, normas e rotinas institucionais.
          O acolhimento é realizado pelo serviço social logo no primeiro momento em que o paciente chega a Casa Durval Paiva, uma vez que o setor configura-se como porta de entrada - de forma a proporcionar um ambiente aconchegante. Logo a instituição passa a ser a segunda casa para as crianças, adolescentes e seus acompanhantes. Diante disso, a instituição se preocupa em oferecer um ambiente adequado às condições reais de seus pacientes, proporcionando o desenvolvimento de processos reflexivos e o aprendizado necessário para reconhecer e lidar com seus próprios potenciais frente à nova realidade/conjuntura.
            É importante aqui destacar o papel do assistente social durante o processo de tratamento do paciente oncológico – período em que este permanece na instituição por um longo período – orienta acerca da nova rotina a ser vivenciada, estimulando a convivência saudável, o ser solidário com os demais que estão partilhando do mesmo espaço e realidade, buscando desta forma possibilitar um ambiente agradável, contribuindo assim para a construção e reconstrução do processo de humanização no tratamento do câncer.
           O serviço social atende, acolhendo-os desde o encaminhamento médico realizado pelo hospital que trata a criança e adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas em Natal/RN, até o seu retorno à rotina diária, ou seja, do início ao término do tratamento, orientando-os quanto à hospedagem, intermediando as idas e vindas aos hospitais e clínicas para procedimentos médicos/hospitalares e realização de exames, providenciando junto à direção institucional o custeio para o serviço de táxi em casos de necessidades e em viagens a outros Estados da federação (translado aeroporto - Casa de Apoio), bem como, ajuda de custo para viagem quando necessário. Além de encaminhar o paciente após a realização do cadastro para os profissionais que compõe a equipe multiprofissional da Casa (Psicóloga, Dentista, Fisioterapeuta, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Médica, Pedagoga e farmacêutica).
             Em suma, o serviço social informa e orienta pacientes, acompanhantes e familiares acerca dos serviços e benefícios, direitos e deveres, visando amparar de forma mais ampla não apenas o paciente, mas todo o núcleo familiar em momentos de maior dificuldade, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Assessoria de Comunicação Casa Durval Paiva
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template