acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Técnicos do RN compartilham conhecimento em Oficina de Avaliação do SUS

O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS/RN), em coordenação com o Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS) e Departamento de Articulação Interfederativa (DAI) da Secretaria Executiva (SE/MS), encerrou sexta-feira (8), a Oficina de Introdução em Monitoramento e Avaliação do SUS, iniciada quinta-feira no auditório do órgão, em Natal.

A oficina contou com a participação de cerca de cinquenta profissionais entre técnicos, gestores e apoiadores do Núcleo; da Secretaria Estadual de Saúde do RN (Sesap); de secretarias municipais de Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais (COSEMS/RN), que durante os dois dias trabalharam refletindo conteúdos de habilidades técnicas para a promoção da institucionalização dos processos avaliativos no âmbito de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essas oficinas são para fortalecer os núcleos estaduais, especialmente nas competências relativas ao apoio institucional, focalizando a integração entre planejamento e as ações de monitoramento de avaliação, cujo objetivo principal através de uma metodologia ativa e participativa”, destacou Elizabeth Moreira dos Santos, como palestrante do evento.

Ainda segundo Elizabeth Moreira, que é pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Ficocruz), esse trabalho de cooperação descentralizada discutiu e compartilhou os procedimentos necessários na elaboração de um plano de trabalho em monitoramento e avaliação para os núcleos, focando numa parceria colaborativa com as secretarias estaduais e municipais de saúde do país. “Uma iniciativa de fortalecimento das parcerias dos entes federativos, no sentido de promover, induzir, mantendo a ideia de planejamento ascendente na construção de ferramentas e propostas”, ressaltou. [Blog da Saúde > Saiba mais]
Fotos relacionadas à divulgação/Nems-rn
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template