acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 7 de outubro de 2017

Cultura de Paz na UFRN é discutida na abertura das comemorações do Mês do Servidor

“Das pequenas violências podem surgir grandes tragédias, por isso é importante que exercitemos a tolerância e a solidariedade. Cada pessoa pode escolher ações pelo melhor do outro e, assim, levar respeito e paz a todos os espaços”, destacou a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, durante a abertura das comemorações do Mês do Servidor 2017. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira, 6, no auditório da Reitoria da UFRN, onde foi apresentada a programação do evento e o tema “Cultura de Paz na UFRN”.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas dos Santos, explicou que a construção de uma cultura de paz depende da resolução de conflitos por meio do diálogo e da colaboração. O Mês do Servidor busca despertar essa reflexão para formar uma consciência crítica dos comportamentos e atitudes no ambiente de trabalho, com o objetivo final de promover bem-estar na universidade. Para tanto, são abordados aspectos como solidariedade, diversidade e sustentabilidade na programação, que conta com palestras, oficinas, cursos e campanhas de doação de sangue, arrecadação de brinquedos e livros.

A abertura do evento contou ainda com a presença do vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e de representantes dos sindicatos atuantes, os quais consideram a temática emergencial para fortalecer a identidade e a união dos servidores em defesa da universidade e do serviço público. O momento também foi marcado pela apresentação do Madrigal da UFRN e pela exposição dialogada “A paz e a psicosfera do cotidiano: o desafio de integrar e harmonizar a relação eu/vida/trabalho”, conduzida pela professora Ana Tânia Sampaio, assim como pelos lançamentos dos projetos Ginástica Integrativa na UFRN e Reuse, além das cartilhas sobre assédio moral e da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

As ações foram estendidas ao hall da Reitoria, onde houve distribuição de mudas de plantas, massagens relaxantes, coquetel e a Tenda do Conto, na qual os interessados puderam falar livremente sobre a vivência na UFRN. No mesmo dia foi instalado o Mural Cultura de Paz, disponível na Reitoria e no Centro de Convivência, além de ter uma versão itinerante que percorrerá as unidades para os servidores deixarem opiniões e sugestões de como promover a paz dentro do ambiente de trabalho.

Em sua sétima edição, o Mês do Servidor acontece até o dia 31 com iniciativas no campus central e nos campi do interior em comemoração ao Dia do Servidor, 28 de outubro. A programação completa e outras informações estão disponíveis no endereço www.mesdoservidorufrn.com.br. [Marina Gadelha – ASCOM – Reitoria/UFRN]

Fotos relacionadas à divulgação/Cícero Oliveira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template