acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Natal sedia simpósio internacional Brasil-Cuba sobre desenvolvimento sustentável do semiárido

O desenvolvimento sustentável do semiárido é o tema central do primeiro Simpósio Internacional Brasil-Cuba, que acontece a partir desta segunda-feira, 21, no Praiamar Hotel. Pesquisadores, professores e estudantes brasileiros e de outros países estarão reunidos até o dia 23 para divulgar as informações científicas, os progressos e avanços em tecnologia de plantas, além de trocar experiências e o posicionamento da pesquisa científica. Para tanto, serão promovidas palestras, mesas-redondas e apresentações de resultados gerados ao longo dos quatro anos do projeto de cooperação com Cuba.

O workshop ainda tem como objetivo a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios na produção de alimentos e biocombustíveis em áreas degradadas do semiárido. “Por meio da parceria, já tivemos a oportunidade de preparar diversos jovens de ambas as nacionalidades na temática do projeto. Esta valiosa interação não é apenas científica, mas também social”, afirmou o professor Eduardo Ortega, da Universidade de La Habana e coordenador da equipe Cuba.

A abertura do evento contou com a presença da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Angela Maria Paiva Cruz, que exaltou o compartilhamento de experiências e estudos como forma de se obter “mais conhecimento e tecnologias sociais para a defesa e a preservação do semiárido”. A reitora lembrou a contribuição das temáticas discutidas no workshop para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), cujas metas devem ser cumpridas até 2030.

Além da UFRN, o Workshop Brasil-Cuba recebe apoio e patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); da Universidad de La Habana; da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A organização local é coordenada pela professora do departamento de Biologia Celular e Genética da UFRN, Cristiane Elizabeth Costa Macêdo. [Marina Gadelha – Ascom/Reitoria/UFRN]
Fotos: Cícero Oliveira
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template