acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Gestores federais dividem experiências sobre gestão de riscos

A política de governança e gestão de riscos foi tema da 17ª reunião do Fórum dos Gestores Federais, realizada na última terça-feira, 18, na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Representantes de 13 órgãos participaram do encontro, onde o secretário adjunto da Secretaria de Gestão de Projetos (SGP) da UFRN, André Morais Gurgel, apresentou a Política de Gestão de Riscos da instituição.

O professor explicou o conceito de risco e como realizar o seu gerenciamento, em um processo que identifica, avalia, administra e controla potenciais eventos ou situações que possam comprometer objetivos estratégicos. No âmbito da UFRN, André Gurgel esmiuçou os capítulos da Política de Gestão de Riscos e o papel do Comitê de Governança, Riscos e Controles, que atualmente trabalha na construção do Plano de Gerenciamento de Riscos.

O grupo deve finalizar esse trabalho até dezembro de 2017, quando começará a contar o prazo estimado de cinco anos para cobertura integral dos processos da universidade com gestão de riscos. A capacitação de servidores é um dos requisitos para o sucesso do plano, por isso os integrantes do comitê serão capacitados no mês de agosto.

“Os conhecimentos devem ser replicados continuamente em todos os setores da UFRN, pois assim teremos êxito no cumprimento desse complexo desafio”, defendeu a reitora Angela Maria Paiva Cruz, que como presidente do Fórum expressou a necessidade de se desenvolver nos órgãos uma nova cultura de planejamento, governança e riscos.

Após a apresentação do professor André Gurgel, os gestores compartilharam outras experiências da gestão de riscos e suas diferentes fases de implantação. [Marina Gadelha – Ascom/Reitoria/UFRN]


Foto: Cícero Oliveira/divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template