acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Curso para profissionais e população pode diminuir morte por parada cardiorrespiratória ou engasgo

A formação é feita totalmente à distância e gratuita, através do AVASUS

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que somente em 2015, mais de 800 pessoas morreram no Brasil, vítimas de inalação ou ingestão de alimentos, causando a obstrução do trato respiratório, o que é conhecido popularmente como engasgo. Informações da União Europeia dão conta de que, a cada ano, aproximadamente 50 mil crianças passam por um episódio de engasgo e, destas, 20 morrem.

Por outro lado, todos os anos ocorrem aproximadamente 300 mil paradas cardiorrespiratórias entre os brasileiros. A maioria das vítimas morre antes mesmo de chegar ao hospital. Para transformar esse quadro, o AVASUS está com inscrições abertas para o curso Suporte Básico de Vida, capacitando profissionais da área da saúde e pessoas interessadas em aprender para esse tipo de socorro.

A formação é feita totalmente a distância e gratuita, com as ações de suporte básico de vida recomendadas pelo American Heart Association no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), parada respiratória (PR) e obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).

De acordo com a coordenadora do Núcleo de educação permanente do SAMU e conteudista do curso, Isabel Costa, o foco deste módulo de extensão é capacitar profissionais e acadêmicos da área da saúde, com base nos protocolos estabelecidos para suporte básico de vida. "É importante poder disseminar esses conhecimentos, sobretudo dos novos protocolos de suporte desenvolvidos com base nos últimos avanços científicos. O foco é ofertar a pessoas que não tem a possibilidade de fazer uma capacitação presencial o mesmo conhecimento de quem está em uma sala de aula", afirma.

A atividade também é aberta à população em geral. Idealizado pelo LAIS/HUOL, o curso conta com a colaboração da Secretaria de Educação à Distância da UFRN (SEDIS), SAMU, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e Ministério da Saúde. Para conhecer um pouco mais do curso Suporte Básico de Vida, acesse:www.avasus.ufrn.br

O que é o AVASUS?

AVASUS é uma plataforma de educação a distância, voltada para a qualificação da formação, gestão e assistência no SUS. A iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes/MS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), deverá beneficiar cerca de 3,5 milhões de pessoas que atuam na área da saúde, em especial profissionais formados pelas escolas técnicas do SUS (ETSUS). [com assessoria]
Imagem reproduzida da página do Avasus
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template