acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Jucurutu tem projeto de saúde pública escolhido para ser exibido em mostra de experiências do SUS

A música como ferramenta de auxílio na superação de resistência ao exame preventivo de câncer  do colo do útero  
Experiências exitosas em saúde de municípios potiguares foram escolhidas para serem apresentadas durante o 5º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, ocorrido em Porto Seguro, na Bahia, nos dias 3 a 6 deste mês de maio. Dez trabalhos foram selecionados pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), entre os quais o da equipe de Saúde de Jucurutu, com o projeto: “O som quebrando barreiras: A música como ferramenta de superação da resistência ao profissional homem na coleta do Citopatológico de Colo Uterino”. Os projetos foram exibidos na 5ª Mostra de Experiências do SUS 2017 das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Autor do projeto que foi apresentado, o enfermeiro Túlio Cesar Vieira de Araújo trabalha atualmente na unidade de saúde Cícera Alves da Costa, no bairro Novo Rumo. Segundo ele, o uso da música no procedimento de exame preventivo, proporciona um acolhimento humanizado pela equipe técnica e um atendimento diferenciado. “Um pequeno passo que contribui, diretamente, na satisfação da usuária e nos mostra que não precisamos de muito dinheiro para inovar, pois, no interior do estado, em uma época de crise e extrema seca, tem feito a diferença na vida de algumas mulheres, simplesmente com o uso da música”.

No momento da apresentação, Túlio Cesar destaca que o público presente reagiu muito bem, que o projeto foi elogiado pelos participantes, tanto que uma das senhoras presentes disse que a música deve encantar as usuárias da unidade. “Assim como encantou as pessoas que estavam assistindo à apresentação, foi uma experiência maravilhosa, infelizmente o prêmio não veio, mas o trabalho foi bem aceito e não recebeu nenhuma crítica”, disse.

Ainda segundo ele, o município de Jucurutu conta com nove Unidades Básicas de Saúde e que 8 delas têm enfermeiras mulheres, apenas a que ele trabalha tem um enfermeiro homem.

“A música continua sendo usada em todos os procedimentos de coleta de citopatológico de colo uterino (preventivo) e hoje temos uma aceitação bem melhor que dois anos atrás, e também sabemos que ainda temos muito para conquistar, mas com um pouco de delicadeza e atenção vamos conquistando a confiança das usuárias”, enfatiza.

São coautores do projeto: o fonoaudiólogo Rodrigo Oliveira da Fonseca e a técnica de enfermagem Paloma Mirelli Santos do Amaral.

Os trabalhos foram apresentados na 5ª Mostra de Experiências do SUS 2017 das regiões Norte e Nordeste do Brasil, que se realizou juntamente ao Congresso de Secretarias Municipais.

As outras experiências escolhidas foram apresentadas por Macaíba, com o projeto: Dia “D” – Prevenção e Detecção do Câncer Bucal; o município de Rio do Fogo, com o trabalho: A Importância da Intensificação das Ações de Promoção à Saúde da Criança e do Adolescente para a Conquista do Selo Unicef); Vera Cruz com duas experiências apresentadas: Plano Municipal de Atenção Integral à Criança com Microcefalia no Município de Vera Cruz; e Uso do Agrotóxico na Produção Agrícola: Cuidados na Prevenção do Câncer e Agravos à Saúde; o município de Alto do Rodrigues, em: Coleta e Descarte de Medicamentos no Município de Alto do Rodrigues; a cidade de Major Sales apresentou: NASF no AEE: Aprendendo que na Diferença Somos Todos Iguais; Lucrécia: Prevenção e Controle da Obesidade; São Paulo do Potengi foi escolhido com: PIC – Caminhos do Cuidado com Acumpultura Auricular; e São José de Mipibu: Prontuário Eletrônico – Ferramenta Inovadora: Implantação e Impactos Gerados na UBS Cohab.

Ao final, foram premiados os trabalhos das secretarias municipais potiguares de Major Sales e São Paulo do Potengi que concorreram ao lado de outras 14 iniciativas de cidades de outros estados das regiões, selecionadas para serem apresentadas no evento.
Foto reproduzida 
da internet/divulgação
- Conheça aqui os projetos do RN selecionados – [página 25 para Jucurutu]

©2017 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template