acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Dia Mundial sem Tabaco: É possível parar de fumar?

Neste 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, o Blog da Saúde conversa com a psicóloga Vera Borges, da Divisão de Controle de Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Na entrevista, ela explica o que ainda motiva os jovens a experimentar o cigarro, como ocorre a dependência no organismo e as causas para o início do tratamento ser acompanhado por sintomas desconfortáveis, como nervosismo, ansiedade e ganho de peso.

No passado, era comum ver propagandas de televisão incentivando o consumo do cigarro. A prática era culturalmente aceita e até vista com bons olhos. No entanto, hoje já são amplamente conhecidos os malefícios provocados pela dependência em todas as esferas da vida. Por que, então, ainda há jovens começando a fumar nos dias de hoje?

O mais importante é lembrar que todos esses sintomas são transitórios e que os benefícios adquiridos por quem abandona o tabaco são bem mais relevantes. Por isso, Vera lança um desafio: “Todo mundo diz que parar de fumar é muito difícil, mas nós temos recursos para ajudar. A proposta que eu faço é para que as pessoas se deem essa chance, experimentem um ou dois dias sem fumar e vejam os ganhos imediatos que ela tem. Se ela estender isso para a vida dela de uma maneira mais ampla, vai ter a noção dos benefícios que terá”, afirma.

“Faço a sugestão de que as pessoas experimentem essa liberdade de viver sem fumar”, acrescenta a psicóloga. Confira a entrevista na íntegra, aqui na página do Blog da Saúde.


Leia também: Tabaco causa prejuízo de R$ 56,9 bilhões com despesas médicas no Brasil


Assista, abaixo, ao vídeo: SUS oferece tratamento para parar de fumar:

Foto relacionada à divulgação/ms
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template