acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 7 de maio de 2017

Conferência de abertura da 1ª Semana do curso de Jornalismo da UFRN com o jornalista Leandro Fortes

I Semana do curso de Jornalismo da UFRN

Em 2017, a graduação em Jornalismo da UFRN sai da condição de habilitação do campo da Comunicação Social para adquirir a forma autônoma de curso, como prevê a Resolução Consepe n. 211, de 29 de novembro de 2016.

Neste contexto, o Departamento de Comunicação Social da UFRN realiza a I Semana do curso de Jornalismo. O evento, cuja temática abrange os novos formatos e novas linguagens no jornalismo, incluirá conferência de abertura com o jornalista investigativo Leandro Fortes, e mesas redondas, que versarão sobre a temática central, bem como sobre os desafios do meio impresso frente às mídias digitais, rumos da comunicação contra-hegemônica e as relações entre jornalismo e literatura.

A programação inclui, ainda, mostra de documentários, exposição de fotojornalismo, oficinas de edição em vídeo, fotografia e escrita criativa; oportunidades para os estudantes, e lançamento de livros – entre eles o e-book “Jornalistas e escritores do RN: entrevistas”, que reúne produções dos estudantes de Jornalismo da UFRN.

O encontro ocorre no período de 8 a 12 de maio, a partir das 14h, no auditório do Decom da UFRN.

Com o apoio fundamental da direção do CCHLA e chefia do Decom, a organização da semana pretende mobilizar todos os docentes da área, o conjunto dos estudantes, os servidores técnico-administrativos do Decom, o Centro Acadêmico Berilo Wanderley, as bases de pesquisa e o PPGEM – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia.

PROGRAMAÇÃO:
* Dia 8 de maio segunda-feira

Minicurso: Um outro jornalismo é possível? O pensamento e a teoria de Adelmo Genro Filho (14h às 18h, no Decom). Ministrante: William Robson Cordeiro (UFSC). Coordenação: Kenia Maia (UFRN)

Mostra de videorreportagens e documentários. Responsável: Valquíria Kneipp (UFRN)
Mostra de fotojornalismo. Responsáveis: Daniel Meirinho e Itamar Nobre (UFRN)
*Dia 9 de maio, terça-feira

Minicurso: Um outro jornalismo é possível? O pensamento e a teoria de Adelmo Genro Filho (14h às 18h, no Decom). Ministrante: William Robson Cordeiro (UFSC). Coordenação: Kenia Maia (UFRN)

Mostra de fotojornalismo, videorreportagens e documentários

Oficina 1: Videorreportagem: observar, sentir, realizar (14h às 16h, no Decom). Ministrante: Bernardo Luís (TV Tribuna)

Oficina 2: Fotojornalismo de conflito (16h às 18h, no Decom). Ministrantes: Daniel Meirinho e Itamar Nobre (UFRN)

Oficina 3: Jornalismo de dados (15 às 18h, no Decom). Ministrante: Aparecida Ramos (UFRN)

Abertura oficial da 1ª Semana de Jornalismo (18h30, no auditório do Departamento de Ed. Física). Convidados: Maria das Graças Soares (diretora do CCHLA); Sebastião Faustino (vice-diretor do CCHLA); Ronaldo Neves (chefe do Decom); Kenia Maia (coordenadora do curso de Jornalismo)

Conferência de abertura: As práticas jornalísticas no cenário da comunicação em rede (19h às 22h, no auditório do Departamento de Ed. Física). Conferencista: jornalista Leandro Fortes (Agência Cobra Criada, Brasília). Coordenação: Daniel Dantas (UFRN)

*Dia 10 de maio, quarta-feira

Visita técnica à Comunica – Superintendência de Comunicação da UFRN (9h às 10h30). Responsáveis: José Zilmar da Costa / Cézar Barros
Mostra de fotojornalismo, videorreportagens e documentários

Oficina 4: Violação dos direitos humanos nos programas policiais: como e porque denunciar (14h às 16h, no Decom). Ministrante: Aline Lucena (UFRN)

Oficina 5: Ser youtuber – 1ª edição (16h às 18h30, no Decom). Ministrantes: Carla Menezes (Livro e Pipoca), Mickaelly Raiane (Amarelo Queimado), Vinícius Castro (Cristão Diferentão)

Oficina 6: A charge nos jornais (14 às 16h, no Decom). Ministrante: Ivan Cabral
Mesa redonda: Novos formatos e novas linguagens no jornalismo (19h às 22h, no auditório do Departamento de Ed. Física). Convidados: Fernando Firmino (UFPB), Esdras Marchezan (UERN), William Robson Cordeiro (UFSC). Coordenação: Socorro Veloso (UFRN)

* Dia 11 de maio, quinta-feira

Mostra de fotojornalismo, videorreportagens e documentários

Oficina 7: Jornalismo esportivo (14h às 16h, no Decom). Ministrante: Ruy Rocha (UFRN)

Oficina 8: Ser youtuber – 2ª edição (16h às 18h, no Decom). Ministrante: Michelle Rincon (Mãe de Cinco)

Oficina 9: Agitação e propaganda (16 às 18h, no Decom). Ministrante: representante do Levante Popular da Juventude.

Minicurso: A reportagem no telejornalismo (19h às 22h, no Decom). Ministrantes: Victor Ferreira, Margot Ferreira e Arimar Martins (TV Ponta Negra)

Mesa redonda: Condições de trabalho do jornalista potiguar (19h às 22h, no auditório do Decom). Convidados: Kênia Maia (UFRN); representante do Sindicato dos Jornalistas; Natália Sena (advogada) e Ana Paula Costa (jornalista). Coordenação: Aparecida Ramos (UFRN)

*Dia 12 de maio, sexta-feira

Mostra de fotojornalismo, videorreportagens e documentários

Oficina 10: Escrita criativa (14h às 16h, no Decom). Ministrante: Michelle Ferret (UFRN).

Oficina 11: Produção de TCC (17h às 19h, no Decom). Ministrantes: Alice Andrade, Jadeanny Arruda, Laryssa Aguiar, Paulo Nascimento, Rayane Mainara, Rafael Barbosa

Oficina 12: Como fazer análise semiótica de editoriais (16h às 18h, no Decom). Ministrante: Lilian Muneiro (UFRN)

Mesa redonda: A agenda dos coletivos de comunicação contra-hegemônica (17h às 19h, no auditório do Decom). Convidados: Representantes da Mídia Ninja, Brasil de Fato, Levante Popular da Juventude e Marcha das Mulheres (RN) Coordenação: a definir
Mesa redonda: Jornalismo e literatura: (des)encontros (19h às 22h, no auditório do

Decom). Convidados: Emanoel Barreto, Josimey Costa, Adriano Gomes, Gustavo Sobral. Lançamento do e-book Jornalistas escritores do RN: entrevistas, produção conjunta de estudantes de Jornalismo da UFRN, com organização de Socorro Veloso e John Willian Lopes. Coordenação: Antonino Condorelli (UFRN)

*A semana contará, ainda, com realização de feira de troca de livros, roupas e acessórios, e apresentação de bandas convidadas na área externa do Decom.
Assessoria de Comunicação
CCHLA/UFRN /(84) 3342-2243
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template