acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 19 de abril de 2017

No Dia Nacional do Livro Infantil CBL participa de debate na Câmara dos deputados sobre leitura no Brasil

Ontem, 18 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou audiência pública para debater o desenvolvimento da leitura no Brasil.

Luís Antonio Torelli, presidente a Câmara Brasileira do Livro (CBL), participou da mesa de debate junto com o coordenador-geral dos programas do Livro do MEC, Wilson Aparecido Troque, a responsável pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, Zoara Failla, o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Cristian Brayner e a especialista em educação Claudia Sintoni, representante da Fundação Itaú Social.

A audiência foi solicitada pela deputada Pollyana Gama que ressaltou, que embora a 4ª pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, realizada pelo Instituto Pró-Livro publicada em 2016, revele modestos avanços, por outro lado “confirma o longo caminho a ser percorrido para que tenhamos uma nação leitora”.  “Infelizmente, o Brasil ocupa o 59º lugar em leitura, segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes de 2015”, lamenta.

“Foi uma audiência bastante proveitosa. Nossa apresentação teve três pontos importantes para reflexão dos participantes: é verdadeira a afirmação que o brasileiro não gosta de ler? Panorama do mercado editorial e Políticas Públicas e Projetos de Lei que já circulam na Câmara e no Senado. Vamos seguir  com propostas de ações  que  tragam  cada vez mais relevância ao livro e à leitura”, afirmou Torelli no final do encontro. 
CBL Panorama Editorial
Foto relacionada à publicação

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template