acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 4 de abril de 2017

Fisioterapia ajuda no tratamento de Parkinson

Projeto de iniciação científica do curso de Fisioterapia da Estácio Ponta Negra está recrutando pacientes para acompanhamento terapêutico

O Dia Mundial da Doença de Parkinson é 11 de abril, data que serve como marco para alertar sobre os sintomas e tratamentos dessa doença degenerativa do sistema nervoso central. Ela afeta a capacidade do cérebro de controlar os movimentos, levando a tremores, rigidez e dificuldades de equilíbrio e coordenação. Em Natal, um projeto de iniciação científica do curso de Fisioterapia da Estácio Ponta Negra oferece tratamento terapêutico para os portadores da doença.

O projeto ainda está recrutando pessoas. Os interessados recebem uma avaliação domiciliar e, se tiver indicação para o tratamento, são encaminhados para a Clínica de Fisioterapia da Estácio. “O tratamento é específico para pessoas portadoras de Mal de Parkinson de qualquer idade, que sofram com incontinência urinária em decorrência da doença”, explica o estudante Luan Alves concluinte de Fisioterapia na Estácio Ponta Negra e participante do grupo de pesquisa.

De acordo com a professora de Fisioterapia, Lorenna Santiago, o tratamento é possível graças aos estudos da fisioterapia neurofuncional. “É um desafio para os pacientes e seus familiares se adaptar às alterações motoras que a doença trás. A fisioterapia tem o objetivo de ajudar no tratamento e adaptação às dificuldades. É fundamental que o paciente se mantenha em atividade física e com o acompanhamento de um profissional”, relata a professora.

Para promover uma maior compreensão sobre estes desafios, na próxima terça-feira (11), os alunos do curso de Fisioterapia receberão um portador do Mal de Parkinson em sala de aula, junto com os familiares. Em roda de conversa, eles debaterão sobre a doença e o processo de reabilitação na visão do paciente. [por assessoria de imprensa
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template