acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Estados promovem doação de sangue para o carnaval; confira no RN

Todos os anos estados brasileiros realizam campanhas para doação de sangue. Isso por que em épocas como as do feriado de carnaval, a população acaba se ausentando dos hemocentros e os estoques atingem níveis críticos. Se você vai viajar, se programe para realizar a doação antes de colocar o pé na estrada. Se você vai ficar na sua cidade, fique atento aos horários de funcionamento do hemocentro mais próximo, e não se esqueça de se programar e seguir as orientações pré-doação de sangue.

Ficou interessado em ajudar a salvar vidas antes de cair na folia?

RN
O Hemocentro do Rio Grande do Norte lança no dia 21 (terça-feira), às 10h, a campanha do carnaval, “Hemofolia 2017- No batuque do coração faça sua doação”. O Hemonorte funciona na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, Natal, (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda a sábado, das 7h às 18h e conta com uma unidade fixa de coleta de sangue na Zona Norte, na Biblioteca Américo de Oliveira (Av. Itapetinga,1430, Conjunto Santarém), que funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h. 
Quem estiver no interior do Estado pode procurar a unidade de coleta mais próxima. O Hemocentro tem unidades em: Mossoró, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros. Confira aqui mais informações.

INSTRUÇÕES PARA DOAÇÃO DE SANGUE
Independente da região onde você irá doar sangue, alguns cuidados precisam ser seguidos tanto antes, quanto na chegada ao Hemocentro, e após a doação. Veja quais são:
• Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
• Estar bem de saúde;
• Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos;
• Pesar mais de 50 Kg;
• Fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
• Não tomar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
• Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
• Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação;
• As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticam pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação. [Fonte: Blog da Saúde]
Imagem relacionada à publicação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template