acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

“Ouça”, exposição revive trabalhos visuais de pacientes do Hospital João Machado

Nos dias 21 e 22 de dezembro, o Hospital Psiquiátrico Doutor João Machado abre a exposição “Ouça” com parte do acervo visual do setor de terapia ocupacional do hospital. São desenhos realizados pelos pacientes entre os anos de 1962 e 1979 durante as aulas de praxiterapia. Os trabalhos serão expostos no auditório do hospital, das 8h às 16h.

Todo o material foi organizado pela aluna do curso de licenciatura em Artes Visuais da UFRN, Pollyanne Azevedo. A exposição fez parte do trabalho de conclusão de curso da aluna, que teve todo o apoio da direção do hospital no acesso aos materiais, prontuários e composição da instalação. “Os desenhos permitiram fazer uma leitura daquela época e resgatar um pouco da história do hospital. Também observamos a importância do desenho como forma de expressão e comunicação para os pacientes e das atividades artísticas como parte do tratamento”, disse Pollyanne.

Ao todo são 4 volumes contendo 534 produções. A exposição exibe apenas parte deste acervo, mas, de acordo com Pollyanne, a expectativa é construir um memorial com fotos e outros materiais, fazendo um resgate da história do hospital.  “O nome da exposição ‘Ouça’ vem dos próprios desenhos, eles falam e para ouvir é preciso fazer uma leitura visual. A catalogação desses livros é apenas o começo. Estamos tentando organizar todo o material para a construção de um memorial”. [Ascom/Sesap]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template