acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Como usar bem o 13º salário em tempos de crise?

Especialista em economia recomenda planejamento nos gastos e havendo dívidas, sempre procurar negociar

A segunda parcela do 13º deve ser paga até o dia 20 de dezembro, e nesse momento de crise econômica em que passa o País, este recurso significa para muitos colocar as contas em dia. Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), 81% das pessoas que receberão o benefício têm o objetivo de usá-lo para esse fim – um aumento de 9,46% em relação ao ano passado.

A gratificação natalina, nome correto do popular 13º salário, ocorre uma vez no ano e por isso não deve compor o orçamento mensal, de acordo com o professor Jorge de Medeiros, professor do curso de Gestão Financeira da Estácio. Para ele, é preciso reconhecer o que é necessidade e o que é desejo, listar a realidade orçamentária e somente depois planejar o que fazer com a gratificação.

“Quitar as dívidas parece ser sempre a primeira opção de quem recebe o décimo terceiro. Porém, isso demonstra uma falta de controle durante todo o ano, e sem planejamento, a situação vai se repetir em 2017. É preciso, antes de tudo, uma mudança de mentalidade financeira”, aconselha o professor. A indicação é de analisar seus gastos do ano não somente em curto prazo, mas também no médio e longo, que são impactantes no orçamento.

O consultor sugere, portanto, que para as dívidas de 2016 é imprescindível negociar. Se houver uma possibilidade de redução de juros, o décimo terceiro pode ser utilizado para quitar a dívida, ou pelo menos abater o valor. “Mesmo que não exista a possibilidade de negociação é interessante procurar liquidar pelo valor normal. A melhor saída sempre é quitar a dívida em que circunstancia for”, afirma Jorge de Medeiros.

Para as pessoas que estão pensando em antecipar o décimo, um alerta. De acordo com o especialista, adquirir este crédito só vale a pena se for para liquidar uma conta com juros maior e que não seja possível de outra fora. “Também pode ser interessante para aquisição de um bem necessário e que desta maneira evite gerar juros maiores com uma compra à vista”, considera.


Já pensando no material escolar, o professor indica que gastar o salário extra nessas compras é uma excelente opção. “Sabe-se que nos meses de janeiro e fevereiro, principalmente, esse tipo de produto sofre uma elevação nos preços devido ao aumento da demanda por esses bens. Comprar antes pode evitar um gasto maior”, indica Medeiros. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template