acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Dia Mundial da Prematuridade: Maternidade em Natal realiza reunião científica

Data comemorada mundialmente enaltece e celebra a vida dos prematuros.

A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), realizou na manhã desta quinta-feira (17), uma Reunião Científica no Anfiteatro Professor Leide Morais. O objetivo da reunião foi dar uma maior ênfase à prematuridade, haja vista que a data é comemorada mundialmente, além de discutir ações globais, encontrar estratégias para melhoria dos bebês e melhorar as condutas de humanização durante a gestação, a fim de minimizar os partos prematuros.

Estatisticamente, a mortalidade está caindo. No entanto, dados do Ministério da Saúde revelam que o Brasil está em 10º lugar no ranking mundial de prematuridade, e nascem, por hora, 40 bebês prematuros. Na maternidade escola, por ser uma instituição referência em gestação de alto risco, a realidade diverge um pouco da média brasileira: enquanto o índice nacional de prematuros é de 11,6% dentre os nascidos vivos, na maternidade os números chegam a triplicar. Atualmente, a MEJC possui 25 leitos de UTINEO e 18 leitos de bebês cangurus.

Ruy Medeiros de Oliveira, pediatra responsável pela Enfermaria Canguru, revela que um dos maiores problemas da prematuridade se dá devido ao pré-natal inadequado. “Se nós tivéssemos um pré-natal bem feito, jamais teríamos tantos prematuros. É no pré-natal que você diagnostica as infecções da mãe e o diagnóstico de hipertensão, importantes causas da prematuridade.”

Ruy destaca o trabalho que a Maternidade vem fazendo para o progresso dos bebê prematuro. “Estamos dando uma nova roupagem para essa parte da prematuridade, tentando colocar o Método Canguru como o método cientificamente comprovado para salvarmos esses bebês”, disse.

O Método Canguru consiste em promover o contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido, possibilitando maior vínculo afetivo, estabilidade térmica, estimulando a amamentação e o desenvolvimento adequado do bebê e é dividido em três fases.

A primeira é a da UTI NeoNatal. Nela, ocorre o primeiro acolhimento da mãe, do pai, do bebê e da família, além de ocorrer o primeiro toque da mãe com o bebe, reconhecendo-o como filho e se iniciando o vínculo da mãe-bebê.

A segunda fase é chamada de UCINCo (Unidade Intermediária Neonatal Convencional Canguru), onde o bebê que estava em risco de morte, através do acompanhamento assistencial e multiprofissional nesta unidade, passa a ganhar peso até atingir 1,250kg e só então passar para a fase da UCINCa (Unidade Intermediária Convencional Canguru), ficando até completar 2kg. Quando ele atinge esse peso e está com a idade cronológica acima de 36 semanas e que tenha peso suficiente para receber alta, o bebê passa para a fase três.

A fase três é a fase ambulatorial. O bebê recebe alta hospitalar com retorno agendado para 72h para acompanhamento regular até completar 2,5kg. A seguir a criança é encaminhada para os ambulatórios da rede de saúde.

O pediatra ainda comenta que na Unidade Bebê Canguru são realizadas inúmeras outras atividades, como rodas de conversas, terapias, dinâmicas de grupo, atividades artísticas e religiosas, além dos projetos: “Dia da Beleza”, em que profissionais de beleza voluntariamente proporcionam o devido cuidado feminino às mães, o “Cinecanguru” onde são exibidos desenhos animados para a mãe e o bebê, e a “Sala Verde”, projeto da UFRN de conscientização de material reciclado.

“As mães passam muito tempo na Unidade Canguru e aqui é papel nosso, acolher essas mães e seus bebês da melhor forma possível, além de orienta-las quanto aos cuidados com o prematuro. A lidar com esse bebê e suas nuances, a exemplo do banho do bebê, da troca de fralda, da técnica do rolinho (embrulhar o bebê como um “charutinho”), da maneira correta de colocar o prematuro na posição canguru”, ressalta o médico.

As programação em comemoração ao Dia Mundial da Prematuridade, seguem até o próximo dia 25, com a realização de rodas de conversas, dinâmicas, stand para atendimento às mães e exibição de vídeo institucional produzido na maternidade sobre o tema.

2017: PLANOS FUTUROS
A Maternidade busca efetivar mais ainda os resultados para os próximos anos. Para 2017, as perspectivas dos projetos para maior eficácia do Método Canguru, consiste em melhorar o espaço físico e climatizar o ambiente da enfermaria canguru, aumentar o número de profissionais – principalmente neonatologistas –, implantar o Cuidado Compartilhado, intensificar e apoiar a produção científica, e criar um curso de Assistência Humanizada ao RN Canguru totalmente em EaD (Ensino à Distância).
Assessoria de Comunicação
Maternidade Escola Januário Cicco
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Fotos relacionadas à publicação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template