acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Atletas principiantes de corrida de rua se arriscam sem a orientação profissional, afirma especialista

A Corrida de Rua é um esporte amador que ganha cada vez mais adeptos em Natal. Neste último sábado (12) ocorreu a Meia Maratona do Sol, uma das maiores corridas de rua do Brasil, com mais de seis mil atletas profissionais e amadores de 24 estados do País participando da prova.  Somente este ano na capital potiguar, já ocorreram 33 maratonas, de acordo com o calendário do blog “Natal Corridas”. No entanto, por ser uma modalidade de fácil execução e baixo custo, os praticantes tendem a exercer essa atividade sem orientação profissional, o que pode ocasionar em graves lesões musculares por causa de uma prática inadequada.

Segundo o professor de Fisioterapia da Estácio Ponta Negra, Anderson Rodrigues, os principais erros dos iniciantes no esporte é não se preocupar em procurar um médico para avaliar as condições de saúde antes de começar a corrida, nem fazer um planejamento para a prática do esporte. “Questões básicas como um tênis adequado ao corpo são fundamentais na prática do esporte. Às vezes a pessoa tem um calçado de boa qualidade, mas não é o ideal para a sua pisada e peso”, relata Rodrigues. Outro erro é se arriscar a correr longas distâncias sem um preparo físico antecipado.

Estas falhas vão refletir no corpo. Como consequência da prática inadequada do esporte, podem ocorrer lesões em ligamentos musculares, dores, desconfortos, podendo chegar a se agravar com tendinites, entorses nos tornozelos e até fraturas por estresse. “O indicado é que a pessoa interessada em praticar a corrida procure um profissional da Fisioterapia ou da Educação Física para que o auxilie e oriente no esporte”, coloca o professor.

CORREDORES EM NATAL
A corrida de rua é uma atividade essencialmente aeróbica, mas que necessita de uma musculatura forte. Este esporte pode melhorar a qualidade de vida, à medida que auxilia no controle do peso corporal e aperfeiçoa o desempenho físico. Em Natal, alguns locais já se consagraram como os preferidos para a prática, como por exemplo, a Via Costeira, a Av. Roberto Freire, o Parque das Dunas e o Parque da Cidade. A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), inclusive, reserva espaços para os corredores em pontos específicos da cidade. Trechos da Rua Campos Sales, da Av. Alexandrino de Alencar, e a Av. Paulistana, esta na Zona Norte, possuem faixas exclusivas para os esportistas. [por assessoria de imprensa]
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template