acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Vítimas de estupro são lembradas em audiência pública na Câmara

Foto por assessoria/divulgação
Com a triste notícia da ocorrência de dois novos casos de estupro contra uma mãe e uma filha no bairro de Nova Parnamirim foi iniciada, a manhã desta quarta-feira, 25, a Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal que discutiu a Violência contra Mulher.

"É assustador que nos dias de hoje ainda aconteçam casos bárbaros de violência contra a mulher como esse de Nova Parnamirim. Ele é apenas um recorte cruel da realidade cotidiana da mulheres. Precisamos mudar essa cultura", comentou o vereador Hugo Manso (PT), propositor da audiência.

O evento, que foi realizado neste 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Internacional de Combate a Violência Contra Mulher, contou com a participação das secretárias de mulheres do Estado e do município de Natal, Teresa Freire e Aparecida França, da procuradora do Ministério Público do RN, Érica Canuto, além de representantes da Secretaria Estadual de Juventude (Sejurn), Secretaria Estadual e Municipal de Natal de Saúde (Sesap e SME) da Ong Atrevida e do Movimento Kizomba.


"No Brasil, segundo o mapa da violência, 13 mulheres são vítimas de estupro ou de violência sexual diariamente. E essa é a parte da estatística que é visível, computada; esse número é muito maior, mas é maquiado pela cultura da invisibilidade", elucidou Teresa Freire, titular da Secretaria Estadual de Políticas Pública para as Mulheres.

Para Aparecida França, o poder público precisa promover políticas no sentido de humanizar o atendimento à mulher seja na saúde, na assistência social ou no mercado de trabalho. "Ainda é preciso que o Estado atue na promoção da igualdade de direitos e oportunidades", disse a secretária municipal.

Durante o evento foi relançada a "Carta Aberta da Mulheres à Cidade do Natal", elaborada em agosto deste ano pelo mandato do vereador Hugo Manso (PT) como resultado do seminário "Mulheres construindo o direito à cidade", que contou com a presença da vereadora de Porto Alegre, Sofia Cavedon, especialista no assunto. [com assessoria de imprensa]


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template