acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Igreja relembra os 110 anos da morte do Padre João Maria; Confira programação

Foto busto do sacerdote/Sonia Furtado
A Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Petrópolis, Natal, promove Tríduo em honra ao Padre João Maria Cavalcante de Brito, de 13 a 16 deste mês. A missa de abertura, nesta terça-feira, 13, será às 19 h, na Igreja Matriz, também conhecida como Igreja do Padre João Maria.  No dia 14, às 19h, haverá missa para os devotos. No dia 15, também às 19h, a missa será dedicada aos enfermos. A programação será encerrada no dia 16, data em que se completam os 110 anos da morte do Padre João Maria Cavalcante de Brito.

Às 15 horas, haverá recitação do terço, na Praça que leva o nome do padre, no centro da capital. Às 16h, será celebrada missa, na Catedral Metropolitana e, às 19h, missa, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Nessa missa, acontecerá a acolhida às relíquias do Padre, que estavam no Instituto Histórico e Geográfico do RN.
Durante a celebração, os fiéis rezam pela beatificação do Padre, que ficou popularmente conhecido como o ‘Santo de Natal’.

Quem foi Padre João Maria


No dia 23 de junho de 1848, na fazenda Logradouro do Barro, município de Jardim de Piranhas (RN), nasceu João Maria Cavalcanti de Brito. Alfabetizado pelo pai, o jovem João Maria deu continuidade aos estudos em Vila Nova do Príncipe, hoje Caicó, e, aos 13 anos, seguiu para Pernambuco.

Ordenou-se no dia 30 de novembro de 1871. Foi vigário coadjutor de Jardim de Piranhas; depois, serviu às paróquias de Florânia, Acari, Santa Luzia e Nísia Floresta. Foi transferido para capital e, no dia 7 de agosto de 1881, tomou posse, na qualidade de Pároco Colado da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, onde exerceu seu apostolado até o fim de seus dias.

Visionário para o seu tempo, o Padre João Maria idealizou o projeto da nova catedral. Com o terreno comprado, deu início a campanha para a sua construção, como foi registrado no jornal O Nortista, no dia5 de maio de 1895. Incansavelmente, organizava procissões à praia, com a intenção de trazer pedras de lá para ajudar no alicerce da nova construção. Ainda nesse ano, sob sua direção, foi lançado o jornal Oito de Setembro, primeiro jornal católico de Natal, relíquia existente no Instituto Histórico Geográfico.

Pureza, desprendimento e generosidade são traços marcantes da personalidade deste homem consagrado pelo povo como “santo”. Laborioso em sua luta pelos mais necessitados, em 1888, foi eleito presidente da Sociedade Libertadora Norte-riograndense, objetivando a libertação dos escravos do Estado. Com essa finalidade, também publicou o Boletim da Libertadora Norte-riograndense.

Com total desprendimento e caridade, o Padre João Maria dedicou sua vida aos pobres, aos flagelados da seca, aos escravos e, durante seus últimos anos, lutou para congregar e agilizar o socorro aos portadores da varíola.
Ele faleceu em 16 de outubro de 1905, vítima de varíola.

Mais informações:
. Padre Inácio Henrique – pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes – 9 8877-2906

Assessoria de Comunicação
Arquidiocese de Natal – 3615-2800
pascom@arquidiocesedenatal.org.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template