acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

São João do Sabugi poderá ser a capital do frevo no RN; cidade tem origens do compositor Capiba

Seridó poderá ter a "capital do frevo potiguar"

Foto: acervo Caminhão do Frevo/divulgação
São João do Sabugi, no RN, tem fortes laços com o frevo de Pernambuco, a partir da fundação da sua banda de música, em 1926, quando teve como maestro fundador Honório Maciel, tio de Lourenço Fonseca Barbosa – o “Capiba”, reconhecido como o maior compositor de frevo do Brasil. Os laços de família sempre estiveram intrínsecos na troca de informações sobre a música. Ele correspondia-se, frequentemente, como o primo José Honório, músico clarinetista, filho do maestro José Honório. Este vínculo deu aos sabugienses uma identidade com o frevo, que passa de geração em geração.

É o frevo que faz o povo sabugiense dançar com mais entusiasmo nas festas carnavalescas e até em outras épocas do ano como em festas de réveillon. Com base nisso, o médico Rudá Morais e um descendente dos Capibas sabugienses, o bioquímico Ivan Júnior, bisneto do maestro Honório Maciel, criaram o Caminhão do Frevo, que foi às ruas de São João do Sabugi pela primeira vez em 09 de fevereiro de 2012, data em que Pernambuco comemora o Dia do Frevo.

De 2012 até hoje, o caminhão com músicos tocando frevo, é o responsável pelo frevo nas ruas de São João do Sabugi, levando a multidão dançando e cantando as marchinhas carnavalescas nas tardes da festa momesca. Agora, o Deputado Estadual George Soares (PR) fez tramitar na Assembleia Legislativa uma proposta de conceder a São João do Sabugi o título honorífico de “capital do frevo”.

O deputado justifica relatando a tradição sabugiense com o frevo e os laços com a família Capiba e a criação do Projeto Cultural Caminhão do Frevo, que valoriza o frevo como principal ritmo nas festas carnavalescas da terra. [Fonte: jornalista e blogueira Anna Jailma]

©2015 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template