acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 19 de maio de 2015

Secretário discute saúde no campo com representantes do Grito da Terra

Foto: Sesap-RN/Divulgação
O secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagrega, reuniu-se na tarde de hoje com representantes da Federação dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte (Fetarn) para discutirem a pauta da saúde no  campo, um dos temas das comemorações do Dia “D” do Grito da Terra, que amanhã reunirá, às 9h, cerca de 1 mil trabalhadores rurais  na sede da Governadoria, no Centro Administrativo. 

A mobilização objetiva chamar a atenção do governo e da sociedade em geral para as reivindicações das populações do campo. Na ocasião, os trabalhadores apresentarão uma pauta de demandas para o governador Robinson Faria.

Na reunião de hoje com o secretário Ricardo Lagreca, os trabalhadores apresentaram as reivindicações com relação à implantação no Rio Grande do Norte, da Política de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas,
conforme determina a Portaria do Ministério da Saúde nº 2.866 de 02.12.2011.

Já o secretário de Saúde disse que a pasta vem trabalhando na construção de uma política de acesso da população do campo às ações e serviços de saúde, concernente com os princípios e diretrizes do SUS e apresentou o trabalho que a Sesap já vem fazendo junto à Fetarn para efetivar essa política. Ele citou a instituição do Comitê de Políticas de Promoção da Equidade que vem discutindo as demandas de saúde do segmento para a construção do Plano Estadual das Populações do Campo, Florestas e Águas. O Plano será concluído durante a Oficina de Saúde Integral que acontecerá em Mossoró no dia 07 de julho.

O secretário ainda sugeriu uma participação mais efetiva dos trabalhadores rurais nas Conferências Municipais e Estadual de Saúde, que estão acontecendo em todo Rio Grande do Norte durante os meses de maio a setembro, tendo em vista que, atualmente, há no estado uma população de mais de 300 mil pessoas que fazem parte deste movimento. Estava presente na reunião com o secretário Lagreca, além da Fetarn, uma equipe de técnicos da Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC) da Sesap.

Sesap Comunicação 
<ascomsesap@gmail.com>

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template