acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 25 de abril de 2015

Famílias de Angicos e Lajes recebem tecnologias sociais de captação e armazenamento d’água

Tecnologias sociais chegam a 159 famílias de Angicos e Lajes

Crédito: José Bezerra/Divulgação
Uma missa em ação de graças marcará a inauguração de 159 tecnologias sociais de captação e armazenamento de água para a produção de alimentos (P1+2), construídas pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), no próximo dia 28, às 19 horas, na quadra de esportes da comunidade Rio Velho, no município de Angicos. Do total, 101 tecnologias foram em comunidades de famílias de Angicos e 58 em comunidades de Lajes, na região do Sertão Central do Rio Grande do Norte.

A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal e presidente do SEAPAC, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelo pároco de São José de Angicos, Padre Severino da Silva Neto. Depois da celebração, haverá a bênção das tecnologias e a composição da mesa, para o momento solene, inclusive de pronunciamentos. Em seguida, haverá um jantar partilhado para todos os presentes.

A construção das tecnologias sociais de captação e armazenamento de água de beber e de produzir (cisternas de placas, com capacidade para acumular 16 mil litros; cisternas calçadão e de enxurrada, com 54 mil litros; e os barreiros trincheira, com 500 mil litros) mudou para melhor a vida de milhares de famílias.

A peregrinação que mulheres e homens faziam em busca de água, às vezes com percurso superior a dois quilômetros, hoje não acontece mais. A água está no quintal da casa, tanto para o consumo humano quanto para a produção de alimentos.

SEAPAC


É um organismo ligado à católica, cuja missão é “contribuir para que setores populacionais que vivem em situação de vulnerabilidade social, no campo e na cidade, sejam protagonistas na proposição, conquista e acesso de direitos e políticas públicas, investindo na organização e articulação da sociedade civil, no diálogo com o Estado e na construção de amplas parcerias, implementando processos educativos e socioambientais, na perspectiva de uma sociedade solidária, democrática, justa e sustentável.”

No último dia 23, reunidos em Aparecida (SP), os bispos do Rio Grande do Norte elegeram o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, presidente do Conselho Gestor do SEAPAC. Eles participam da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada de 14 a 24 de abril, em Aparecida.

A instituição atua na Igreja Católica, no Rio Grande do Norte, há mais de 20 anos. Para conhecer mais sobre a história e ações do SEAPAC, acesse: http://seapac.org.br.

Assessoria de Comunicação do SEAPAC
pascom@arquidiocesedenatal.org.br

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template