acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Irmandade dos Negros do Rosário celebra 240 anos em Caicó

Foto: Divulgação
Um dos eventos mais tradicionais do calendário católico e sócio-cultural da região Seridó, a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Caicó celebra, neste ano de 2013, os 240 anos da Irmandade dos Negros do Rosário. O ponto alto das comemorações será no dia 27 de dezembro - data da primeira festa em 1773 -, e também durante a programação deste ano, iniciada sexta-feira (18), com encerramento neste domingo, 27 de outubro. A corte deste ano de 2013 (foto) é formada pelo Rei Rael Mariano e a Rainha Maria Socorro Araújo. Ele, rei perpétuo, da comunidade Samanau, e ela, convidada da comunidade, caicoense, professora aposentada, prima em segundo grau do rei.
 
Foto: Paulo Jr
Familiares e caicoenses ausentes estão chegando na cidade para participarem do encerramento da programação da festa. Neste sábado, à noite, será celebrada a última novena e no domingo missa solene às 10h, e logo em seguida será oferecido almoço na Ilha de Sant’Ana. À tarde, a procissão. Todo o cerimonial é realizado com a corte real negra, acompanhado do grupo dos Negros do Rosário, este ano formado somente por crianças da comunidade.

 
 
A Irmandade dos Negros do Rosário no interior do Rio Grande do Norte teve seu Estatuto oficializado pelo Rei de Portugal, D. José I, em 1771, porém, segundo relatos históricos, o documento com o Selo Real somente chegara cerca de dois anos depois, em 27 de dezembro de 1773, data em que ocorreram os festejos com o tríduo encerrando no 1º de janeiro de 1774, na Igreja de Sant’Ana, em Caicó, local onde inicialmente era realizada a festa com a imagem da santa. Posteriormente o evento passou a ser realizado na Igreja do Rosário e no mês de outubro.
 
No mundo católico, a Irmandade do Rosário é muito antiga, diz a história. Vem desde a Idade Média, no Século 13, e no Brasil chegou com os colonizadores portugueses, porém, com o propósito de ser absorvida pelos escravos que misturaram crenças da sua terra africana ao culto dos senhores de engenhos, com ênfase à devoção, principalmente, aos santos negros como São Benedito, Santa Efigênia, Santo Onofre e, também, à Nossa Senhora do Rosário, a mais venerada entre os negros brasileiros. Há registros de que alguns grupos de escravos ao chegarem no Brasil já cultuavam essa tradição, confraria levada pelos portugueses ainda no Século 15 para suas Colônias africanas.   
 
No Seridó, essa relação de cumplicidade entre o escravo negro e o senhor branco teve suas peculiaridades com o trabalho na criação do gado e na agricultura. Na região, as primeiras Irmandades surgiram nas comunidades de Samanaú, Rio do Peixe, Riacho de Fora e Sabugi, e posteriormente foram criados grupos polarizados em Jardim do Seridó, Parelhas, Acari, Currais Novos, Jardim de Piranhas, além de Irmandades que existem no vizinho estado da Paraíba.
 
Corte Real Negra 
 
Os festejos da Irmandade do Rosário mantém-se vivos na tradição e cultura dos Negros do Rosário de Caicó, cuja Corte é constituída por um Rei Perpétuo e uma Rainha Perpétua, sendo os seus sucessores o filho e a filha mais velhos. Ainda, segundo a tradição e estatuto da entidade, são escolhidos, na comunidade, um Rei e uma Rainha, além de um Juiz e uma Juíza, o Escrivão e a Escrivã, que participam dos festejos repassando para os próximos representantes, no ritual da coroação no encerramento da festa em frente à igreja.
 
Na comunidade Samanau, o Rei Perpétuo é Rael Mariano dos Santos, 42 anos, que assumiu com a morte de seu pai Pedro Mariano dos Santos, aos 85 anos, no dia 1º de agosto de 2010. Pedro era casado com Davane Costa dos Santos e a irmã dele, Maria Trindade, é a rainha perpétua. Em Caicó, a sede da Irmandade fica em uma casa no bairro João XXIII, onde foi inaugurada a Galeria dos Reinados, em 2011, ganhando o nome de Pedro Mariano dos Santos. O diretor espiritual da Irmandade é o monsenhor Ausônio Tércio de Araújo.
 
Este ano, uma nova entidade foi criada em Caicó, a Associação Comunitária e Cultural Amigos dos Negros do Rosário, que também está entre os organizadores das comemorações dos 240 anos da Irmandade.
 
Dança, espontões, estandarte
 
É na dança que o grupo dos Negros do Rosário manifesta alegria na cidade, despertando curiosidade, sobretudo nas crianças, no período dos 10 dias de festa. A dança vem desde os mais antigos da Irmandade, com suas coreografias repassadas de geração a geração, tocando tambores, ao som de um pífano e lanceiros com seus espontões, numa demonstração de guerreiros. À frente do grupo, um membro conduz o estandarte.
 
Na atualidade, o grupo é formado por jovens e adolescentes, porém, em Caicó, os mais antigos se lembram dos que fizeram parte do grupo, como Noé, Pedro Henrique, Manoel Mariano, que foi o avô do atual Rei Perpétuo, Rael Mariano, e tantos outros na sua maioria homens calejados pelo tempo.

©2013 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo
 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template