acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 29 de setembro de 2013

Fórum potiguar em defesa da democratização da comunicação no RN

Venha fortalecer a Democratização da Comunicação no RN. 10 de outubro, quinta-feira, 18h30, IFRN, Cidade Alta.
 
Em 2009, vários movimentos sociais, entidades e/ou militantes que, no Rio Grande do Norte, defendem a causa da Democratização da Comunicação (Democom) estiveram no interior da Comissão Estadual Pró-conferencia de Comunicação (CEPC) que, durante sete meses, atuou junto à sociedade potiguar na perspectiva de realização da 1ª Conferência Estadual de Comunicação, ocorrida em novembro daquele ano, com participação, além de movimentos sociais, de entes governamentais e do empresariado do setor. O evento, a cargo do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Cidadania, foi construído pela Comissão Organizadora Estadual (COE), também com composição tripartite.
 
A CEPC foi fundamental na construção institucional da Conferencia, procurando o Governo do Estado e o convencendo da importância de realizá-la, bem como na construção operacional e política do evento. Além disso, a CEPC teve crucial papel como espaço aglutinador de Movimentos Sociais que viam importância no assunto, como também promoveu formação, realizando Conferências Livres, no âmbito da luta social.
 
A CEPC se filiava, em nível nacional, à Comissão Nacional Pró-conferência de Comunicação (CNPC). A Conferência aprovou propostas e delegados à Conferencia Nacional de Comunicação, realizada em dezembro de 2009, em Brasília, sendo considerado um marco para os que militam na área.
 
Mas a luta, claro, não terminou ali.
 
Encontra-se em curso a Campanha Para Expressar a Liberdade, que visa coletar mais de um milhão de Assinaturas de forma a apresentar ao Congresso Nacional, Projeto de Lei de Iniciativa Popular contendo proposta de novo Marco Regulatório das Comunicações no Brasil – o atual completou 50 anos em 2012.
 
Em junho passado, em evento na UFRN, estudantes de Comunicação da Instituição fundaram o Fórum Potiguar de Comunicação (Poticom).
 
Além disso, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) está organizando e/ou reorganizando seus comitês estaduais.
 
Estas pautas já são razões suficientes para tentarmos reorganizar a Democom potiguar. Outras - inclusive locais - podem aparecer.
Não há no Rio Grande do Norte um Comitê Estadual do FNDC, entidade que ocupa lugar central na organização das lutas acima citadas. Cada cinco entidades filiadas dá ao Comitê o direito de enviar um delegado às Plenárias Nacionais do Fórum - só para citar um exemplo da importância de sua criação, no sentido de pormos o RN na rota da luta pela Democom.
 
Entendendo a importância da existência do FNDC no RN, no sentido de criarmos um instrumento que possa oferecer respostas a várias demandas – inclusive locais – da Democom potiguar, estamos convidando as entidades que tenham interesse, para uma Plenária Estadual no próximo dia 10/10, às 18h30, no IFRN, campus da Cidade Alta, Natal. A ideia, havendo convergência, é acumularmos força em plenárias, sempre às quintas-feiras e, nos dias 01 e 02 de novembro, em um seminário, fundarmos o Comitê.
 
Fórum Potiguar de Comunicação (Poticom)
 
Rudson Pinheiro Soares
[rudsonps@gmail.com]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template