acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

1º Cicloturismo Natal Nísia Floresta neste domingo, 1º setembro

Cartaz/Divulgação

A Ong Baobá convida seus amigos ciclistas para participar do “1º Cicloturismo Natal/Nísia Floresta”, que acontece neste domingo, dia 01/09, para iniciar as celebrações em setembro, mês das árvores.
 
Os participantes terão que fazer suas inscrições no dia do evento, 01/09, mediante 01 quilo de alimento, que será revertido para a Associação Alzira, instituição que trabalha com ações sociais no município. Estarão concorrendo a dez passeios no Barco Ecológico de Cunhaú, com direito a um acompanhante; a cinco títulos de capitalização do Natal Cap e a uma caixa do energético Fab.
 
Plantio de árvore
Após o café da manhã, haverá o abraço na árvore do baobá, no centro da cidade e o plantio de mudas de pau brasil com a prefeita Sra. Camila Ferreira na sede da prefeitura.
 
História do município
Os primeiros habitantes da região de Papary, conhecida desde os idos de 1600, foram os índios Tupis. O nome Papary vem da lagoa de pesca abundante existente no território. Em 1948, a comunidade de Papary, em homenagem a sua filha mais ilustre, muda seu nome para Nísia Floresta.
 
A escritora
Nísia Floresta começou sua vida literária em 1831, publicando em jornal de Pernambuco artigos defendendo o ideal republicano, igualdade política dos sexos e liberdade aos escravos. Devido à saúde de sua filha, Nísia foi morar na Europa em 1849. Vinte e oito anos se passaram e entre idas e vindas ao Brasil.
 
Nísia Floresta Brasileira Augusta morreu no dia 24 de abril de 1885, na Normandia, vítima de pneumonia, foi enterrada no cemitério de Bonsecours. No dia 12 de setembro de 1954, seus restos mortais chegaram a sua terra natal, Papary, e foram colocados no mausoléu construído em sua homenagem.
 
Significado do Nome
A escritora de Papary, Dionísia Gonçalves Pinto, decidiu usar um pseudônimo literário que veio a se tornar internacionalmente conhecido, Nísia Floresta Brasileira Augusta. Nísia representando a parte final do seu primeiro nome, Floresta é o sítio onde nasceu, Brasileira é uma referência nacionalista para quem teve de viver fora do país, e a palavra Augusta está diretamente ligada à lembrança de seu marido Manoel Augusto de Faria Rocha.
 
Programação
1º Cicloturismo Natal Nísia Floresta
Data: 01.09.13 (domingo)
Concentração: Posto Planalto (BR 101 Candelária)
Horário: 6h Saída: 6h30
Inscrição: 01 kg alimento no dia da largada
Chegada Nísia Floresta: 8h30
Chegada Natal: 12h
Total Percurso: 80 km
Doação do alimento: Associação Alzira
Café da manhã: em Nísia Floresta cortesia da prefeitura
Abraço no baobá e plantio árvores: 9h15
Carro de apoio: Durante ida/volta
Informação: Haroldo Mota
Contato: baobacontato@gmail.com
Telefone: (84)9927.6555/8845.4603
Realização: Ong Baobá
Apoio:
Prefeitura de Nísia Floresta
Natal Cap
Energético FAB
Barco Ecológico de Cunhaú
 
Haroldo Mota
[baobacontato@gmail.com]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template