acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

IFRN divulga seleção para o Mestrado em Educação Profissional

Definido. Daqui a um mês (01/03), sai o edital da seleção para o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu do IFRN: o Mestrado Acadêmico em Educação Profissional, que vai dispor de 15 vagas abertas para qualquer graduado.
 
As inscrições, com entrega dos projetos de pesquisa, vão acontecer de 1º a 12 de abril, e a aula inaugural está marcada para 09 de agosto, com palestra da presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd), profa. Dra. Dalila Andrade Oliveira. O processo seletivo constará de três etapas eliminatórias, com nota mínima 7, em cada uma delas: prova escrita, análise do projeto e entrevista.
 
Com área de concentração em Educação Profissional, o programa terá duas linhas de pesquisa: “Políticas e práxis da educação profissional” e “Formação docente e práticas pedagógicas”. Para o coordenador do mestrado, prof. Dr. Dante Henrique Moura, essa área de concentração é ampla de objetos de investigação, tendo em vista as diversas políticas públicas de educação profissional hoje em funcionamento, como o Proeja, o Pronatec, o Projovem, etc.

 
“O foco do programa é a produção de conhecimentos em educação profissional de modo geral, mas o nosso campo prioritário são os projetos que discutam a relação entre educação básica e educação profissional”, explica Dante. “Nossa intenção não é formar professores para o campo da educação profissional, mas capacitar formadores que possam atuar nessa área, uma vez que as políticas de expansão da educação profissional não vêm acompanhadas de ações voltadas para a formação docente”, argumenta.
 
O quadro docente do mestrado consta de 09 professores e 02 colaboradores, com perspectiva de 3 ou 4 novos integrantes, quando o programa entrar em funcionamento. As aulas acontecerão no turno da manhã, nas instalações da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC), do Campus Natal Central, cuja infraestrutura está quase toda pronta para receber os mestrandos, inclusive parte do acervo da biblioteca setorial, que já conta com 300 títulos específicos e 1200 exemplares. Segundo o professor Dante, haverá concessão de bolsas pela Capes, em quantidade a ser definida pela agência de fomento.
 
Chamada para o II Colóquio Nacional da Educação Profissional – Para marcar a inauguração do Mestrado, a coordenação do programa realizará, de 6 a 9 de agosto, o II Colóquio Nacional da Educação Profissional, cuja chamada de trabalhos será aberta em março próximo para qualquer profissional que realize pesquisa na área.
A programação constará de 4 mesas temáticas, tendo como convidados os professores Gaudêncio Frigotto (consultor da Universidade de Lisboa), Antonio Cabral Neto (UFRN) e um representante da Universidade do Minho/Portugal, além de 15 sessões de comunicações para apresentação de trabalhos.
 
Qualquer dúvida, entrar em contato com CCS/Campus Natal-Central (ccs.cnat@ifrn.edu.br), ou através dos nossos números:
Prof. Dr. Dante Henrique Moura, coordenador do programa: (84) 8829-7829
CCS/CNAT: Tânia Carvalho: 8818-0041 (Tim) / Arilene Lucena: 9927-4657 (Tim) e 8722-3542 (Oi)
 
Coordenação de Comunicação Social/
Campus Natal Central – IFRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template