acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Médicos lançam livro sobre a história da Anestesiologia na PB

Foto: capa livro/divulgação
Nesta terça-feira, 16 de outubro, é comemorado o Dia do Anestesiologista – profissional que proporciona ausência da dor, consciência e memória durante procedimentos cirúrgicos ou exames diagnósticos. E para celebrar a importância da data, três especialistas paraibanos lançarão o livro “A História da Anestesiologia na Paraíba”. A solenidade ocorrerá às 20h, no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), localizado na Avenida Dom Pedro II, no Centro de João Pessoa.
 
O livro tem autoria conjunta de três anestesiologistas: Gualter Ramalho, João Bezerra Júnior e Walter Fernandes de Azevedo. A obra escrita a três mãos apresenta relatos documentais sobre a história da especialidade médica, desde o primeiro procedimento realizado nos Estados Unidos no dia 16 de outubro de 1846, pelo cirurgião John Collins Warren, até a sua inserção no Brasil e posteriormente na Paraíba.        
 
“O fato de não existir nenhum registro fundamentado sobre o assunto, foi o que nos motivou a elaborar esta obra que discorre sobre aspectos relevantes da nossa especialidade. São informações acessíveis para todas as gerações. Procuramos enaltecer o papel dos pioneiros da anestesiologia, expondo as dificuldades ao longo do desenvolvimento da profissão, ao tempo em que clamamos pela responsabilidade das futuras gerações na valorização desse legado”, explica o médico Gualter Ramalho.
 
Ainda segundo ele, um dos autores, a anestesiologia é uma especialidade que está consolidada na grande maioria dos municípios paraibanos. “Atualmente existem cerca de 200 profissionais em plena atuação em nosso Estado. Portanto, procuramos apresentar no livro relatos detalhados sobre fatos relevantes da nossa profissão em um contexto geral, mas com enfoque principal na Paraíba”, comentou.           
 
O lançamento do livro também faz parte das comemorações alusivas aos 40 anos de fundação da Sociedade de Anestesiologia do Estado da Paraíba (Saepb). A produção da obra contou com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e da Cooperativa dos Anestesiologistas da Paraíba (Coopanest-PB).
 
Anestesiologia

 
A anestesia, como é mais conhecida, é um procedimento médico de altíssima segurança que promove a perda da sensibilidade e da dor enquanto o paciente passa por um procedimento cirúrgico. A anestesiologia enquanto especialidade foi adotada na Paraíba há 62 anos. De acordo com a Saepb, ela está presente na maioria dos municípios do Estado.
 
A cada dia a anestesiologia vem ampliando a área de atuação, englobando os períodos pré e pós-operatórios, através da avaliação pré-anestésica e do acompanhamento do paciente nos serviços de recuperação pós-anestésica nas Unidades de Terapia Intensivas (UTIs).
 
No Brasil, a prática da anestesiologia, bem como a discriminação das condições mínimas para a segurança do paciente é especificada em resolução de número 1802/06 do CFM.
 
I2 Inteligência
Setor de Assessoria de Imprensa
imprensa@i2inteligencia.com.br
(83) 3219-7067
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template